Estádio Camp Nou / Estadi Futbol Club Barcelona – Catalunha

Estádio Camp Nou / Estadi Futbol Club Barcelona – Catalunha

Camp Nou (“Campo Novo”, em catalão) é um estádio de futebol localizado na cidade de Barcelona, na Catalunha. Seu nome oficial é Estadi Futbol Club Barcelona. É um estádio 5 estrelas segundo a UEFA.

É o terceiro estádio que o FC Barcelona possuiu ao longo da história, posterior aos antigos Camp del Carrer Indústria, e Camp de les Corts.

Inauguração

Inaugurado em 24 de setembro de 1957, quando o FC Barcelona abandonou seu antigo Estádio de Les Corts por ser muito pequeno, a primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre FC Barcelona e uma seleção de Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2. No primeiro jogo oficial, válido pela segunda rodada do campeonato espanhol de futebol da temporada 1957-1958, entre FC Barcelona e Real Jaén, com uma vitória de 6 a 1 para o time catalão.

Foi projetado por Francesc Mitjans (1909-2006), nascido na cidade de Barcelona. O arquiteto é figura chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 50.

Instalações

O Camp Nou passou por algumas reformas. Em 1981, o estádio foi ampliado para 150 mil lugares para a copa do mundo de 1982, disputada na Espanha. Em 1998, visando obedecer as normas da UEFA, substituiu as áreas onde torcedores ficavam de pé por assentos, diminuindo sua capacidade para aproximadamente 95.000 lugares e é o maior estádio de clubes do mundo.

O Camp Nou é um dos estádios espanhóis catalogados com “Cinco Estrelas” pela UEFA. No estádio estão localizados a sede social e administrativa do FC Barcelona e o museu do clube. Fora isso, o complexo esportivo conta com um outro estádio, o “Mini Estadi” (com 20 mil lugares), o estadio do equipe base do Barça, o Barça B, um ginásio multiuso para oito mil pessoas e dormitórios para os jogadores das categorias de base do clube.




Não há comentários

Adicione o seu