Catedral gótica de Barcelona – Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulália

Catedral gótica de Barcelona – Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulália

A catedral de la Santa Cruz e Santa Eulália, também chamada, ao invés de catedral, Seo ou Seu em língua catalã, é a catedral gótica de Barcelona, sede do arcebispado de Barcelona, na Espanha.

A catedral foi construída durante os séculos XIII e XV sobre a antiga catedral românica, edificada por sua vez sobre uma igreja da época visigoda e esta precedeu uma basílica paleocristã, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no museu de história da cidade. A fachada de estilo neo-gótico, entretanto, é muito mais moderna (século XIX).

Está dedicada à Vera Cruz ou Santa Cruz (cruz que Jesus foi executado) e a Santa Eulália, patrona da cidade de Barcelona (atualmente é mais conhecida como a Virgem da Mercedes que, estritamente, é patrona da Arquidiocese de Barcelona), uma jovem donzela que, de acordo com a tradição católica, sofreu o martírio durante a época romana. A dedicação a Santa Eulália data de 877quando o bispo Frodoí localizou os restos da santa e os levou solenemente para a catedral. Uma de tais histórias conta que foi exposta nua no fórum da cidade e que, milagrosamente, pois já era primavera, caiu uma nevasca que cobriu sua nudez. As enfurecidas autoridades romanas a meteram em um barril com vidros quebrados, cravos e lançaram o barril costa abaixo (de acordo com a tradição, trata-se da rua Baixada de Santa Eulália, ou Costa de Santa Eulália).




Não há comentários

Adicione o seu