Conjunto de Borobudur

Conjunto de Borobudur

Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Situa-se na parte central da ilha de Java, aproximadamente a 40 km ao noroeste da cidade de Yogyakarta, um dos centros da cultura javanesa tradicional.

Atualmente é a atração turística mais popular da Indonésia. Foi construído no século VIII, originalmente como um templo hinduísta. Posteriormente sua construção foi continuada como um stupa budista.

Com o advento do islamismo à ilha de Java, foi abandonado e envolvido, com o passar dos anos, pela selva até a sua redescoberta em 1814 por colonos ingleses.

A Unesco promoveu um programa para sua reconstrução e recuperação que findou em 1983.

História

A história desse monumento ainda não está totalmente esclarecida. Os cientistas que estudam a antiguidade da Indonésia frequentemente se deparam com gravuras em pedras de difícil solução. Contudo, não se conservou nenhuma inscrição sobre a construção do Borobudur, que esclarecesse sua causa e o tempo em que foi construído. Por isso não é possível saber precisamente o ano de início de sua construção e nem o de término.

Construção

O século VIII foi o período no qual reinou a poderosa e rica dinastia Sailendro em Java.Durante o século VIII e IX, muito evoluiu a arquitetura da Java central, que se tornou o centro de poder da ilha. Em uma área de 10 km² se conservam mais de 25 templos budistas e hindus, dos quais faz parte o complexo de Prambanan. Quem começou a construção do Borobudur foram os reis da dinastia hindu Sanjaya, mas logo a cessaram.

Conjunto Borobudur, Indonésia

No ano de 780, os reis da dinastia budista Sailendro começaram a governar a região e continuaram a construção. Mas eles adaptaram o complexo segundo seu próprio conceito de mundo. Isto significa que eles transformaram a construção originalmente hinduísta em um grandioso monumento budista. Para a construção foram utilizados 60 000 m³ de andesito (material vulcânico) proveniente dos rios das redondezas.

Fonte: Wikipédia




Não há comentários

Adicione o seu