Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian

Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian

“O Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian, também conhecido como CYK, é o primeiro “Triple A” da Avenida Paulista, o trunfo de uma ação detalhadamente planejada e da ousadia empresarial. Com fachada contemporânea e projeto assinado por Spillis Candela e Carlos Villar, o edifício reúne também, uma alta tecnologia construtiva e operacional.”

Da base ao topo, o edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK) tem sua fachada com ângulo de inclinação em planta que avança 15 centímetros para a área externa a cada andar. Esse escalonamento, aliado ao desenho em vértice no centro da fachada, destaca a volumetria diferenciada.

Área de grande adensamento urbano, onde são raros os terrenos disponíveis para novas construções, a avenida Paulista é o endereço do novo edifício. O programa apresentado pelos empreendedores teve como proposta a construção de um edifício com área de laje em torno de mil metros quadrados, que se destacasse no skyline da avenida.

O terreno escolhido, localizado no número 901, tem também acesso pela alameda Santos, compondo uma configuração inusitada em seus 109 metros de extensão. Sua largura de 32 metros, no lado voltado para a avenida Paulista, aumenta gradativamente até atingir 51 metros, na outra ponta, na alameda Santos. Tem ainda um desnível médio de 6,15 metros entre as duas vias.

Em vez de impor limitações, as características do terreno estimularam o desenvolvimento do projeto arquitetônico. Para atender às exigências da legislação, no que se refere aos limites de altura e recuos laterais, o desenho propõe um escalonamento nos 19 andares do edifício, aumentando sua área de laje – em média de 1 350 metros quadrados – do térreo até o último pavimento, nas faces voltadas para as duas vias.

A variação de dimensão de lajes entre o térreo e o último piso é de 2,5 metros, compondo um plano inclinado que avança para a área externa 15 centímetros a cada andar.

Tirando partido desses elementos, o projeto concebeu duas áreas de acesso independentes. Protegida por uma marquise metálica, a entrada principal, voltada para a avenida Paulista, conduz ao hall da torre de escritórios, que se configura como amplo espaço com pé-direito duplo. 

O acesso pela alameda Santos leva ao estacionamento, em quatro subsolos, e ao conjunto comercial, implantado em dois níveis – no piso Paulista e em sobreloja – sobre uma grande base definida por vigas curvas de concreto revestidas com massa texturizada. 

Essa área comporta terraços que desenvolvem planos a 45 graus, ajardinados. Na base se encaixa a torre de vidro, que mantém a mesma linguagem nas fachadas voltadas para as duas vias, enquanto nas empenas laterais utiliza como elementos de composição o conceito de fachada-cortina associado ao uso de grelhas com caixilhos fixos.

Fachadas inclinadas

A volumetria das fachadas-cortina é definida por seuângulo de inclinação conjugado a outro recurso proposto pelo projeto arquitetônico, que produz um desenho em vértice, criando uma reentrância em sua área central. Perfis tubulares de alumíniodescrevem linhas horizontais, causando a sensação visual de alongamento do edifício. 

Da base ao topo do prédio, o ângulo de inclinação em planta é de dois graus para o lado externo, característica que exigiu o desenvolvimento de um formato especial para os caixilhos e os quadros de vidro, segundo o consultor Mário Newton Leme. Para manter os perfis em nível, foi necessário criar um ângulo diferenciado nas partes superior e inferior dos quadros.

Construídas com o sistema unitized, as fachadas-cortina possuem dupla vedação com gaxetas de EPDM entre montantes, na vertical e na horizontal, para obter maiores níveis de estanqueidade. Devido à inclinação da fachada, foi necessário prever um esquema especial para içamento e instalação dos painéis, que medem 1,25 x 4 metros. 

Esse equipamento ficava, no máximo, dois pavimentos acima do andar que estava sendo trabalhado, evitando, assim, que os painéis se deslocassem para fora, quando içados. Em obras com fachada no prumo, o equipamento é colocado cinco ou seis andares acima. 

Um protótipo da fachada-cortina foi submetido a ensaios de cargas de vento e estanqueidade, com parâmetros acima da norma (vento de até 80 km/h), na câmara de testes da Afeal.

Os perfis tubulares decorativos, que fazem marcação horizontal na fachada, têm forma semi-elíptica e modulação de 2,5 metros. Foram dimensionados com 11,5 centímetros de altura e sete centímetros de largura e estão encaixados numa aba existente no perfil do caixilho, que dispõe de regulagem especial de ajuste, para se adequar à angulação da fachada. 

Os mesmos perfis tubulares foram utilizados para compor o coroamento do edifício. Fixados em estrutura metálica, eles formam um elemento decorativo que se destaca, à noite, pelo sistema de iluminação especial. Esses elementos metálicos são modulados a cada 50 centímetros entre si até o topo, formando uma caixa que protege visualmente a infra-estrutura instalada na cobertura.

Caixilhos entre vãos

As empenas laterais também são valorizadas pelo desenho diferenciado, que mescla duas concepções: a repetição do conceito de fachada-cortina com vidro laminado azul de dez milímetros e a utilização de sistema de grelhas de granito branco polar e caixilhos entre vãos, com vidro na cor prata. 

A modulação em grelhas se desenvolve do nível térreo da Paulista até o piso do 16º andar. A partir daí, até o coroamento do edifício, as empenas laterais recebem fechamento com sistema de fachada-cortina.

Os caixilhos entre vãos, com 2,5 metros de largura e 2,8 de altura, foram concebidos com quadros fixos; o vidro faceia as placas de granito pelo lado externo. Cada vão recebeu dois painéis de vidro na largura e três na altura. 

Os recursos utilizados para garantir a vedação e a estanqueidade do conjunto incluem a aplicação demanta de silicone em dois pontos considerados críticos: na parte superior do quadro, entre a esquadria e a estrutura de alvenaria do edifício, e na parte inferior, no encontro das colunas com o marco. Entre a esquadria e a grelha de granito foi feita vedação com silicone em todo o perímetro. 

Também foram aplicados nos quadros de vidro dois níveis de vedação com gaxetas de EPDM com os cantos vulcanizados.

Prazos

O edifício foi construído em 18 meses, prazo considerado relativamente curto para um empreendimento comercial de alto padrão. Além disso, o cumprimento do cronograma estava atrelado a questões operacionais, como a localização em região de tráfego intenso, que tem horários limitados para a circulação de caminhões, segundo Marcos Silva, gerente de contrato da UN Induscred, responsável pelo empreendimento. 

Vencido o desafio da etapa de execução da estrutura, a equipe teve de atender ao prazo igualmente rigoroso para concluir as fachadas de vidro e granito e acabamentos internos. 

Nessa fase, buscaram-se soluções que garantissem a otimização do serviço, como a utilização de inserts de aço inoxidável para a fixação das placas de granito de 2,5 centímetros de espessura e a escolha do sistema unitized para a execução das fachadas-cortina.

Tecnicamente, o edifício atende ao que o mercado convencionou chamar hoje de triple A, ou seja, dotado de infra-estrutura técnica de última geração para receber empresas de grande porte, de segmentos variados. 

Para garantir a flexibilidade na ocupação dos espaços – outro item importante nesse tipo de empreendimento – foram definidos em projeto pontos nas lajes preparados para receber escadas, possibilitando a comunicação privativa entre andares. Em cada pavimento, o conjunto de elevadores, escadas e serviços é centralizado.

Além de materiais de alto padrão, o edifício é equipado com sistema de ar condicionado central por termo-acumulação, automação predial que controla câmeras de vídeo, catracas de acesso de pedestres, cancelas na entrada de veículos, iluminação e equipamentos contra incêndio, oito elevadores comuns e um de emergência que atendem a todos os pavimentos, além de dois equipamentos hidráulicos para acesso aos subsolos e térreo da avenida Paulista.




Não há comentários

Adicione o seu