Palácio do Itamaraty, modelo tridimensional

Palácio do Itamaraty, modelo tridimensional

O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, e os anexos foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Palácio foi inaugurado em 21 de abril de 1970. Foi a sede do Ministério das Relações Exteriores, quando dos primórdios de Brasília. Atualmente, três edifícios compõem a sede do Ministério: o Palácio, o Anexo I e o Anexo II, conhecido popularmente como “Bolo de Noiva”. O Palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com área de 2.800m².

Palácio dos Arcos

Palácio dos Arcos foi o primeiro nome dado ao edifício, devido aos arcos da fachada. No entanto a tradição do nome Itamaraty foi mais forte e o Palácio seguiu chamando-se Palácio Itamaraty. Em seu interior, possui painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e afresco de Alfredo Volpi. O paisagismo interno e externo é de Roberto Burle Marx. Em frente ao Palácio do Itamaraty, sobre o espelho d’água, encontra-se a escultura Meteoro, desenhada por Bruno Giorgi.

A pedra fundamental do Palácio foi lançada em 12 de setembro de 1960, no entanto este só foi efetivamente concluído e inaugurado em 1970, devido às dificuldades técnicas para atender às inovações do projeto.

Anexo II

O anexo II que, por sua forma circular, também é conhecido como “Bolo de Noiva”, teve sua construção iniciada em 1979 e foi concluído em 1986. Foi a primeira grande obra executada pela construtora do ex-deputado Sérgio Naya.

Dados via Wikipédia




Não há comentários

Adicione o seu