Estádio Soccer City, Africa do sul – Copa do Mundo FIFA, Modelo 3D

Estádio Soccer City, Africa do sul – Copa do Mundo FIFA, Modelo 3D

Estádio FNB (em inglês: FNB Stadium) é um estádio de futebol localizado em Joanesburgo, na África do Sul. Durante a copa do mundo de 2010 foi chamado de Soccer City e foi sede de partidas, entre as quais a partida inaugural e a grande final.

Foi construído em 1940, e dispunha de 104.700 espectadores. Foi parcialmente demolido para o mundial de 2010, e sua capacidade ampliada para espectadores sentados, o que o converte no maior estádio da África. A maioria dos grandes acontecimentos futebolísticos da África do Sul se desenvolviam, já que se adapta melhor a estes eventos que fica ao redor do Ellis Park Stadium, onde se disputou a final da copa do mundo de rugby de 1995. Soweto e o centro nacional de exposições, em Nasrec estão em suas proximidades.

Uma vez reformado, voltará a receber as partidas internacionais da seleção sul-africana de futebol.

Eventos

No Soccer City foi disputado a final da copa das nações africanas de 1996, na qual à seleção sul-africana de Futebol consagrou-se campeã.

Também tem sido cenário do primeiro discurso inumerável de Nelson Mandela, depois sua liberação em 1990. Em 1993, celebraram-se no estádio os funerais por Chris Hani, o líder do SACP.

O Soccer City abrigou em 11 de junho de 2010 a partida inaugural do campeonato, e mais quatro partidas da primeira rodada, uma partida das oitavas de final, outra das quartas de final e a grande final.

O estádio foi submetido a uma importante renovação para o torneio, com um novo desenho inspirado na cerâmica tradicional africana. O nível superior se estendeu em todo o estádio para aumentar a capacidade para 94.700 espectadores, com 99 suítes executivas.

Incluiu a construção de uma cobertura elíptica, novas instalações de vestiários e nova iluminação. As obras foram adjudicadas ao consórcio Grinaker-LTA, e começaram em fevereiro de 2007 e terminaram em 2009.




Não há comentários

Adicione o seu