Villa Capra detta La Rotonda – Itália, Modelo 3D

Villa Capra detta La Rotonda – Itália, Modelo 3D

A Villa Capra, também conhecida como Villa Capra detta La Rotonda, é uma das mais belas e famosas villas de Andrea Palladio (1508 – 1580) e provavelmente de todas as villas do Veneto, sendo um dos mais celebrados edifícios da história da arquitetura da época moderna. É uma residência de campo aristocrática, perto de Vicenza, Itália, construída a partir de 1566. O nome “Capra” deriva do apelido dos dois irmãos que completaram o edifício, depois de lhes ter sido cedido em 1591.

A Villa Capra ilustra perfeitamente a significação do classicismo. É definida por um bloco quadrado, encimado por uma cúpula e apresentando nas quatro fachadas pórticos idênticos, a modo de frontarias de templo. A Villa Rotonda (Casa Redonda) tem quatro lados rigorosamente idênticos, cada qual com um pórtico e forma de fachada de templo, agrupados em torno de um amplo átrio que recorda o Panteão Romano.

O projeto foi muito copiado e deu nascimento ao tão propalado Estilo Palladiano. A sua estrutura é extremamente lógica, obedecendo a uma racionalidade geométrica e matemática.

O telhado coberto de telhas ajuda a segurar as paredes, sustentando a cúpula. Os pórticos auxiliam também os arcobotantes nas paredes exteriores da villa.

A Villa Capra está classificada pela UNESCO, desde Dezembro de 1994, como Patrimônio Mundial, juntamente com outras obras de Palladio em Vicenza.

Via




Não há comentários

Adicione o seu