Portal o Ceucho

Melhores dicas e noticias o ceucho

Plantas medicinais para os rins

carlos

As plantas medicinais são ervas que através de suas propriedades atuam no alívio dos sintomas ou até mesmo na cura de algumas doenças.

Quem nunca ouviu a receita de um chá par alguma moléstia desta vida?

Este medicamentos fitoterápicos, são encontrados nas lojas especializadas, farmácias e até mesmo em alguns supermercados.

Observe sempre a procedência e o modo de usar destas plantas. Apesar de serem naturais algumas oferecem efeitos colaterais bem perigosos a saúde se não forem administradas conforme indicação, o Aranto por exemplo é eficiente para tratar diversas doenças e sintomas, mas pode ser tóxico se a dosagem for grande.

Lembre-se também que as plantas medicinais devem ser usadas como opção alternativa.

A vantagem de se utilizar as plantas medicinais como alternativa é que suas opções são tanto de tratamento como de prevenção.

Falaremos aqui das plantas indicadas para doenças nos rins.

Existem várias ervas que são voltadas a este órgão do corpo. Pesquise sempre antes de utilizá-las pois cada doença ou sintoma tem sua indicação específica.

Diuréticos

Alfavaca e folhas do abacateiro. Ambas atuam como diurético e devem ser usadas em forma de chá. Além de diurética a alfavaca é um ótimo estimulante que propicia uma limpeza no estomago e nos intestinos. No rim ajuda a eliminar toda “areia” (através da urina) que acaba resultando na tão temida pedra dos rins.

Eliminar pedra nos rins

Apesar de ser uma alternativa bem procurada e usada, as pessoas que sofrem deste problema devem ter muito cuidado.  Os chás geralmente são indicados para expelir o cálculo renal. Os médicos alertam do perigo do uso do chá, pois se o cálculo (pedra) for de tamanho superior ao canal da uretra, pode ficar trancado na passagem. Este fato pode complicar bastante e a dor será insuportável. No caso de pedra no rins o ideal é fazer uma avaliação médica e um exame de ecografia onde poderá ser visto o tamanho do cálculo e se ele poderá ser expelido pelo canal da uretra.

Existe uma mistura de três ervas que são consideradas como uma ótima opção para estes caso: folhas de boldo (diurético), folhas de alecrim (anti-inflamatório) e flores de camomila (calmante). Além destes o quebra-pedra, folhas de amoreira negra e folha de abacateiro.

Inflamação nos rins

A inflamação mais comum dos rins é a nefrite. Deve ser tratada por médicos especializados, pois é uma doença que pode levar a hemodiálise.

Como auxiliar no tratamento você pode usar as ervas: bétula, cacau (semente), salsaparrilha bastarda, pilosela, cavalinha, salsa e gengibre.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright © 2019 Portal o Ceucho