COLESTEROL – Gordura do bem e do mal

COLESTEROL – Gordura do bem e do mal

COLESTEROL - Gordura do bem e do malO colesterol é um tipo de gordura que parte dela já é encontrada naturalmente no nosso organismo. Cerca de 70% é produzido pelo fígado e 30% provêm de alimentos de origem animal (carne, ovos, leite e derivados). Essa gordura ajuda em muitos aspectos no nosso corpo. Sem ele, as células não formam as membranas que as envolve. Mas há 3 tipos de colesterol – HDL, LDL e VLDL. O que pode fazer mal ao sistema cardiovascular é o LDL. Se este estiver em excesso na circulação sanguínea, lesa os vasos e ainda se deposita nesses canais, aumentando os riscos de provocar acidentes relacionados ao coração, como o infarto, ou causar danos ao cérebro.

Já o HDL, é conhecido como bom colesterol, porque atua como uma espécie de faxineiro da rede sanguínea, “varrendo” o LDL das artérias. Por isso a necessidade de elevar a sua quantidade.

Manter os níveis normais de colesterol depende de uma boa alimentação e prática de atividade física. Alimentos como: peixes, abacate, azeite de oliva, castanhas, sementes e nozes são indispensáveis na dieta para manter um bom equilíbrio. Procure um nutricionista!




Não há comentários

Adicione o seu