Constipação intestinal, dicas de alimentos para o bom funcionamento do organismo

Constipação intestinal, dicas de alimentos para o bom funcionamento do organismo

Constipação IntestinalInfelizmente ainda existem muitas pessoas que tem receio em falar sobre esse assunto. Mas não sabem eles que nosso intestino é como se fosse nosso segundo cérebro. Se ele não está funcionando direitinho, muita coisa começa a complicar, nosso corpo responde de formas diferentes. Exemplo: mulheres com muita cândida e/ou infecção urinária de repetição, ou até a dificuldade de emagrecer, podem estar com sérios problemas no intestino, entre outros mil que podem surgir por consequência de um mal funcionamento dele.

A constipação intestinal, ou prisão de ventre, acomete muita gente hoje em dia e é uma doença provocada principalmente pela má alimentação, a falta de consumo satisfatório de alimentos com fibras, muitos alimentos com alto valor de proteína, e alimentos industrializados refinados que perdem suas fibras naturais e parte de seus nutrientes, a falta de exercício físico também é um grande aliado deste problema, além de desordens funcionais do intestino e distúrbios psiquiátricos, como depressão, anorexia e o uso excessivo de laxantes. Sim, os laxantes. Pois a ingesta excessiva desse remédio deixa o nosso intestino ‘preguiçoso’, pois não precisa de trabalho nenhum para funcionar e acaba acostumando a trabalhar apenas a base destes.

O bom funcionamento intestinal depende de vários fatores como:

- Ingestão de água;

- O consumo de alimentos saudáveis ricos em fibras como as hortaliças, as leguminosas, as frutas e os cereais integrais;

- O consumo de alimentos com gorduras saudáveis, como castanhas, nozes e azeite de oliva;

- A prática de atividade física.

Mas aqui vai uma dica: se há muito tempo você não toma um vermífugo (mais conhecido como remédio para ‘vermes’) é bom consultar um médico e pedir uma orientação pra saber qual tomar. Nós ingerimos tantas coisas durante nosso dia-a-dia, que não temos noção do quanto de bactérias entram no nosso organismo. Por isso a importância de tomar um vermífugo ao menos uma vez por ano, e engana-se quem acha que só crianças tem que tomar. Adultos também! Ok, tomou o remédio? Então vá até ao supermercado e compre aqueles leites fermentados, para repor apenas as bactérias boas.

constipacao-intestinal-2Após isso, adote uma vida mais saudável. Segue alguns alimentos para o bom funcionamento intestinal: Mamão, laranja, ameixa, manga, melancia, pêssego, maçã, uva, alface, agrião, couve, repolho, almeirão, espinafre, mostarda, tomate, pimentão, abóbora, berinjela, cenoura, beterraba, mandioca, cará, arroz integral, pão integral, centeio, aveia, semente de linhaça, farelo de aveia, leites fermentados, iogurtes, entre outros.

Lembrando sempre que: cada organismo é um organismo, de repente o que dá certo para uma pessoa, não dá certo para você. E outra coisa: não adianta se ‘entupir’ de fibras e não tomar água ok? Aí o efeito vai ser reverso mesmo. Recomenda-se em média 2 litros de água por pessoa.

Caso nada disso resolva, procure um nutricionista, ele pode prescrever alguns prebióticos e probióticos para manipulação que ajudam muito.

Com o intestino não se brinca ;)

Abraços




3 comentários

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    • Carolina

      Bom… Segundo o nobre senhor Dr. Dráuzeo Varella ela está correta:

      Prisão de ventre e intestino preso são os nomes populares pelos quais é conhecida a constipação (ou obstipação) intestinal, um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. ;-)


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