O frio aumenta a fome

O frio aumenta a fome

O frio chega e com ele a fome aumenta. Já reparou nisso? Isso acontece porque com a temperatura mais baixa, o corpo precisa trabalhar mais para produzir calor e manter a temperatura interna por volta dos 37°C. Assim, esse gasto maior de energia acaba provocando uma maior sensação de fome, sinal de que precisamos ingerir mais calorias para compensar esse trabalho.

Alguns estudos mostram que em temperaturas abaixo de 10ºC, o gasto calórico que o nosso corpo tem enquanto trabalha pra manter a temperatura pode aumentar entre 10% a 15%. Isso significa cerca de 120 a 150 kcal a mais para as mulheres, e 200 a 250 kcal adicionais para os homens. Para se ter uma ideia, uma xícara (200ml) de chocolate quente oferece aproximadamente 150 kcal, enquanto uma fatia de bolo simples (60g) cerca de 200 kcal.

Portanto, essa quantidade adicional de energia de que o corpo necessita para manter a temperatura interna não é muito significativa, e o que geralmente acontece é que escolhemos alimentos quentinhos, mais doces e gordurosos, e que fornecem muito mais calorias do que precisamos. O resultado disso: alguns quilinhos a mais na balança!

Por isso, fique atento às suas escolhas! Procure manter uma alimentação saudável e equilibrada no inverno, evitando assim o ganho de peso e o acúmulo de gordura corporal. Dê preferência a alimentos integrais, frutas (assadas, secas ou in natura), legumes e verduras (refogados, caldos ou sopas) e chás. Evite ainda o consumo excessivo de alimentos típicos desta estação, como chocolates, fondues, queijos amarelos, vinhos e sopas cremosas mais gordurosas.  E, claro, não deixe a atividade física de lado só por causa do frio: espante a preguiça e ponha o corpo pra trabalhar!




Não há comentários

Adicione o seu