A luta contra a TPM

A luta contra a TPM

A luta contra a TPM - Síndrome disfórica pré-menstrualQue mulher hoje em dia nunca sofreu com a tal Tensão Pré Menstrual, a tão chamada TPM? Ainda mais nesse mundo de hoje, onde há muita pressão, muito estresse, as mulheres têm que tomar conta de tudo, casa, trabalho, filhos, marido… E isso sobrecarrega qualquer um. Só que nos dias de hoje tudo ficou tão banalizado que a tal TPM acabou virando “síndrome disfórica pré-menstrual”, tratada com remédios e PASMEM: remédios como ansiolíticos e antidepressivos! Então chegamos a algo super preocupante. O que se precisa entender é que a TPM é um conjunto de sinais e sintomas oriundos de várias causas, entre elas: a alimentação com grande quantidade de itens ricos em hormônios (por exemplo, o dietilbestrol, aditivo anabolizante estrogênio da carne) e em toxinas; a carência de nutrientes, como zinco, selênio e magnésio; o desequilíbrio neurovegetativo provocado por problemas emocionais; o uso de certos medicamentos; fatores hereditários; hábitos como tabagismo, alcoolismo e outras drogas; a influência do ambiente, etc. O cuidado dessas causas é fundamental para um tratamento eficaz.

Já foi comprovada a importância dos vegetais e legumes para evitar a TPM através das suas fontes de vitaminas e minerais, especialmente vitamina B2, B6 e magnésio, e agora temos uma novidade: os cogumelos. O periódico The American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo afirmando que os cogumelos reduzem em até 35% os sintomas típicos da TPM. A substância responsável por esse alívio é a riboflavina (vitamina B2), em 140 gramas, cerca de 1 xícara de chá desse cogumelo garantem 64% da recomendação diária de vitamina B2.

Vamos parar de sofrer mulherada, evitar tomar medicamentos e partir para uma alimentação mais saudável para reduzir essas dores que tanto nos incomodam.

Aqui vai uma receitinha saudável e gostosa, com fonte de magnésio (brócolis) para fazerem em casa:

PANQUECA DE BRÓCOLIS

PANQUECA DE BRÓCOLIS

 

Ingredientes: 4 batatas médias descascadas e raladas, 1 cebola grande ralada, 2 ovos, 5 colheres (sopa) de maisena, 3 colheres (sopa) de óleo de milho, buquês de 1 maço pequeno de brócolis cozidos, 150 g de ricota amassada, sal, pimenta branca e sementes de girassol a gosto.

Modo de Preparo: Passe as batatas e a cebola por uma peneira e esprema bem. Coloque numa tigela e misture as gemas, a maisena, o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente as claras batidas em neve e mexa até ficar homogêneo. Reserve.

Com o óleo, unte uma frigideira de 15 cm de diâmetro e leve ao fogo até aquecer. Distribua um pouco da massa, espalhe com uma espátula e deixe fritar até dourar dos dois lados. Retire do fogo e repita a operação, untando a frigideira a cada adição, até usar toda a massa. Misture numa tigela os brócolis, a ricota, as sementes de girassol e o sal.

Recheie as panquecas com a mistura, decore com pimenta rosa e sirva

Espero que gostem.

Mais informações, consulte um nutricionista.

Abraços.




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