MENOPAUSA: saiba como se alimentar neste período!

MENOPAUSA: saiba como se alimentar neste período!

E que mulher não teme a tão famosa “menopausa”, não é mesmo? Isso nos remete ao envelhecimento, rugas, gordurinhas desnecessárias e doenças crônicas. Quanta coisa ruim não é? Mas a menopausa é um processo natural caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana. Ovários param de produzir estrogênio e progesterona. A menopausa geralmente acontece entre os 40-50 anos de idade. Alguns sintomas já podem ser percebidos com menor intensidade na fase da pré-menopausa que ocorre de 2 a 4 anos antes da menopausa, como: depressão, calor intenso, suores noturnos, diminuição da lubrificação vaginal, irritabilidade, insônia e ansiedade. Claro que seu médico vai indicar o melhor tratamento para você (sendo ele reposição hormonal ou não), mas a alimentação ajuda crucialmente nesse processo.

MENOPAUSA: saiba como se alimentar neste período!

Alimentos como castanha do Pará, linhaça, frutas, hortaliças, tofu e missô são ricos em fitoesteróis, que ajudam no equilíbrio hormonal.

Peixes em geral, principalmente os de água fria, são ricos em zinco, importantíssimo para a síntese de vários hormônios, principalmente os sexuais.

Alimentos fontes de vitamina E como, por exemplo: as castanhas, nozes, avelãs, amendoim, óleos vegetais, folhas verdes escuras, gérmen de trigo, abacate, aspargo e brócolis, regulam a produção de estrogênio (que é debilitada na menopausa). Esse hormônio também é responsável pela conservação do cálcio nos ossos, e como neste período ele está diminuído é comum muitas mulheres terem osteoporose. Por isso a importância também de consumir alimentos fontes de Cálcio como leite e derivados (queijos, iogurtes, etc.) Além disso, o consumo adequado de cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade.

Destaca-se também a beterraba por melhorar o humor e o brócolis por ser rico em ácido fólico e ajuda a proteger contra o câncer de mama.

Reduza o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada para evitar problemas cardíacos. Bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes…), eliminam o cálcio do organismo – evite! Cafeína e álcool agravam o aparecimento das ondas de calor, portanto, elimine-os da sua alimentação. Controle e mantenha seu peso, faça atividade física.

Dica: Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça. Ela contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol. E beba muita água!




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