Relação entre Cortisol, Estresse e Peso

Relação entre Cortisol, Estresse e Peso

Relação entre Cortisol, Estresse e Peso

Nos dias de hoje, com tanta correria, falta de tempo pra lazer e pra si mesmo, o estresse anda tomando conta da rotina das pessoas. Mas cuidado, além de ser um mal prejudicial para o cérebro e outros órgãos, o estresse pode fazer as pessoas engordarem! Isso ocorre devido aos níveis de um hormônio chamado cortisol, que está associado com o estado de prontidão do corpo. O nível desse hormônio é elevado horas antes de acordarmos, sob o estímulo do hipotálamo, que libera o cortisol funcionando como uma espécie de despertador. Ele nos é essencial, pois tem funções muito importantes no nosso organismo, como controlar inflamações, quantidade de glicose no sangue, alergias, etc. e em situações de perigo é capaz de nos deixar em condições de agir com a rapidez necessária, entre outras funções. O problema é quando os níveis desse hormônio não estão equilibrados. Quando o corpo está em alerta o cortisol diminui a queima calórica para poupar energia em caso de algum perigo. O estresse rotineiro e prolongado pode gerar a liberação excessiva de cortisol, e como consequência apresentar aumento da ansiedade, aumento de apetite e acúmulo calórico pela diminuição da queima. Isso ocorre porque esse hormônio faz as glândulas supra renais trabalharem mais e em excesso provocam retenção de líquido e acúmulo de gordura. Então relaxe mais! Não só pelo engordar, mas sim, pela saúde no geral, pois o estresse meche com todo o organismo.

Dica: consuma duas colheres de gérmen de trigo por diaPara diminuir esse agravo e evitar o nervosismo e a irritabilidade, consuma duas colheres de gérmen de trigo por dia. Ele contém vitamina B5 indicada como calmante e, além disso, contém vitamina B1 e inositol que ajudam na concentração. E diminua a quantidade de cafeína ingerida, pois ela aumenta o nível de cortisol.

No mais, procure um nutricionista, ele te indicará mais alimentos que possam regular esse estado e fazer melhorar sua vida!

Por uma vida com menos estresse e mais bom humor!

Fica a dica! :*




Não há comentários

Adicione o seu