Retenção de líquido?

Retenção de líquido? Dicas e formas de aliviar e prevenir este mal

A retenção de líquido, mais conhecido como “inchaço”, é um mal que acomete muitas pessoas. Faz o indivíduo ficar desconfortável, ou pela dor ou por dar à pessoa um aspecto de mais “cheinha”, seja ele proveniente da má alimentação, do calor, da menstruação, de ficar o dia inteiro em pé, efeito de algum remédio ou até mesmo por um problema de saúde, enfim, não importa! O importante é que a nutrição pode ajudar e muito nessa questão!

Alguns alimentos são conhecidos como “diuréticos”, que ajudam a eliminar esse líquido que saiu da corrente sanguínea e foi para um lugar que não deveria ter ido: no tecido subcutâneo.

São eles: a salsa, couve, rúcula, agrião, almeirão, o abacaxi, a melancia, o pepino, a laranja, manga e alguns chás como o hibiscos, a cavalinha, o chá verde e o chá branco.

O sódio é o vilão da retenção de líquido! Então, o evite ao máximo! Substitua o sal de cozinha por temperos naturais, como cominho, orégano, pimenta, cebola, alho, entre outro – o que não falta é opção. E não é só no sal de cozinha que o vilão se esconde não, ele está também na salsicha, no salame, na mortadela, nas sopas prontas, salgadinhos, refrigerantes e outros alimentos embutidos e enlatados, os quais chamamos de industrializados!

Alimentos ricos em fibras não são diuréticos, mas são alimentos que ajudam muito a melhorar o quadro do inchaço e não esqueça que a atividade física é crucial nesse processo!




 

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