A rivalidade contra as celulites e estrias

A rivalidade contra as celulites e estrias

Certamente a celulite e as estrias são os principais problemas de pele enfrentados pela mulher moderna.

Celulite é a típica alteração da pele que assume aspecto de “casca de laranja”, e nada mais é do que uma célula inflamada no nosso corpo, contribuída por vários fatores para seu surgimento, como os desequilíbrios e tensões emocionais, de alimentos industrializados, de excesso de proteínas e gorduras animais, frituras, consumo de açúcar branco em demasia, de exposição excessiva ao sol, de alcoolismo, de hábito de fumar, de consumo de drogas ou remédios alopáticos, de prisão de ventre, e outros, além de fatores hereditários. O problema afeta hoje cerca de 80% das mulheres. Existe uma maior tendência à celulite nas mulheres obesas ou propensas à obesidade, embora ela ocorra também entre as magras. O consumo de anticoncepcionais também está diretamente ligado ao problema.

A rivalidade contra as celulites e estriasEstrias são manchas, tipo vergões pálidos, que surgem espontaneamente em certas regiões. O aparecimento deste parece estar ligado a desequilíbrios hormonais não bem conhecidos. Ocorrem devido à homogeneização do colágeno, com rarefação das fibras elásticas e atrofia da epiderme. As estrias surgem com muita frequência na gravidez, principalmente no abdômen, onde as fibras elásticas são submetidas a grandes modificações e as alterações hormonais são significativas. Os sucessivos regimes de emagrecimento, o consumo de açúcar branco e de gorduras saturadas, a vida sedentária e a obesidade encontram-se entre as principais causas do problema. Geralmente são definitivas, mas podem atenuar-se com o tempo. Não há tratamento eficaz definido. Usualmente aplicam-se cremes, loções, óleos para a hidratação da pele e processos tecnológicos.

Já no caso da celulite, a alimentação pode contribuir bastante para seu desaparecimento. Primeiramente, evitar ao máximo os alimentos industrializados, como já foi falado. Em seguida, começar a ter uma dieta rica em fibras, principalmente com frutas frescas (as indicadas são: pêssego, maçã-verde, manga, melancia, melão, morango, pitanga, tangerina, lima-da-pérsia), cereais integrais e saladas cruas. As algas marinhas e os chás diuréticos (cavalinha, hibiscos, etc.) também ajudam muito neste processo. E claro, beber muita água.

Mas aqui vai uma receitinha de um suco gostoso, que surge um efeito muito legal:

 - 1 fatia grossa de abacaxi

 – 2 folhas de couve (bem lavadas) 

 – 1 pitada de gengibre

 – Meio copo de água

Bater tudo no liquidificador. Pronto para beber. Tomar de 1 a 2 copos por dia. Mas por favor, NÃO coloquem açúcar ok? No máximo, uma colherzinha de mel. Outra dica: caso você for tomar todo dia o suco, eu recomendo já lavar todas as folhas da couve, bater somente elas no liquidificador com um pouquinho de água, colocar em copinhos descartáveis de café e congelar. Cada vez que você for fazer o suco, colocar um copinho daquele no liquidificador juntamente com os outros ingredientes. Facilita a vida :)

Lembre: celulite não é normal, ela é caracterizada como uma doença, já que é decorrente de uma célula inflamada. Vamos cuidar do nosso corpo!




Não há comentários

Adicione o seu