O vício da suplementação nas academias

O vício da suplementação nas academias

É cada vez mais frequente a busca por academias, no intuito de querer melhorar a saúde ou apenas por uma questão de estética. É explícito também o crescimento do consumo de suplementos para potencializar o efeito da atividade física. Porém, muitas vezes, o uso de suplemento é feito de forma abusiva, com o intuito de atingir objetivos em curto prazo, deixando de lado a dieta alimentar – que é a base junto com o treinamento físico – e faz-se o uso de substâncias muitas vezes desnecessárias, indicado na maioria das vezes, por ‘amigos’.

O Whey Protein, por exemplo, (mais conhecido nas academias) é uma proteína do soro do leite. Algumas de suas variações trazem produtos com multimisturas de aminoácidos, e para metabolizar esses aminoácidos o fígado e o rim tem que estar em perfeitas condições, pois são eles que fazem esse processo. E esse metabolismo gera várias substâncias tóxicas para o organismo, como a ureia e a amônia, que podem levar a lesões sérias no fígado e outras consequências.

A Creatina também é outra substância muito utilizada nessa área. Antes proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), recentemente foi liberada pela sua comprovação da eficácia em atletas e não desportistas (sem fins competitivos), pois a creatina tem relação com a resistência e potência anaeróbia (exercícios de curta duração e explosão – ex.: corrida de 100 metros). Não há nenhuma comprovação científica além disso. Ainda a superdosagem, acima de 3 gramas, pode causar efeitos colaterais como: inchaço, cólicas, náuseas e diarreias.

Então tome cuidado. Procure um profissional adequado para que ele lhe indique o melhor suplemento para seu treinamento. Ele ainda deve lhe solicitar exames bioquímicos antes de prescrever qualquer suplemento para não comprometer seu organismo.

Fique atento!




7 comentários

Adicione o seu
  1. Guilherme V

    Excelente conteúdo e muito boa a abordagem sobre o assunto. Acho que o problema de algumas pessoas é que elas procuram sempre começar pelo final.

    Ao invés de começarem a fazer os exercícios e também uma boa dieta, querem logo começar pelos suplementos. Não que seja errado, mas sem a indicação e conselhos de um bom nutricionista fica difícil saber que tipo de suplemento devemos utilizar.

  2. Ricardo

    Nunca fui fã de academia, a maioria delas só tem bombado, é um se mostrando pro outro pra ver quem tem mais músculo. Quer ser saudável? Vai praticar esportes!

    • Marcos

      Nem todo mundo gosta de fazer academia, assim como nem todos gostam de futebol, vôlei… Apenas é preciso encontrar uma atividade que você gosta de fazer, assim não precisará ficar o tempo todo criticando os outros.


Postar um novo comentário