Saiba como branquear os dentes e quais os principais cuidados a ter

Saiba como branquear os dentes e quais os principais cuidados a ter

Ter um sorriso bonito e perfeito é sem dúvida o sonho de todos. Quem não gosta de ter dentes brancos e sem manchas? Existem várias maneiras de branquear os dentes, que estão ao alcance de todos. Este tipo de tratamento melhora o aspecto dos dentes e aumenta a sua autoestima. Quanto mais brancos quiser que os seus dentes fiquem, mais agressivo e demorado é o tratamento.

Atualmente, todos os dentistas e clínicas dentárias têm tratamentos de branqueamento, cada vez mais acessíveis. Este tratamento consiste sobretudo na colocação de compressas embebidas em peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbono e exposição à luz do laser ou raios UV, para acelerar a ação desta substância. As gengivas são protegidas com um gel apropriado. Não é muito demorado e torna-se bastante eficaz, uma vez que os produtos usados são mais concentrados. Dependendo dos casos, este tratamento pode ter continuidade em casa, durante uma ou duas semanas, com o uso de uma proteção dentária embebida num líquido branqueador durante alguns minutos.

Existem também alguns produtos que se comercializam em grandes comércios, perfumarias, ou em lojas online, para branquear os dentes. Estes contém o mesmo agente branqueador, o peróxido de hidrogênio, mas os resultados não são visíveis de imediato. Estes produtos são muito mais em conta, se considerarmos o branqueamento nas clínicas dentárias, mas aconselha-se a supervisão do seu dentista.

Algumas das pastas dentais existentes no mercado também ajudam a melhorar a aparência dos dentes, assim como alguns truques caseiros. Estes métodos não são agressivos, visam apenas melhorar um pouco o aspecto destes. Pode mastigar folhas de salvia, ou esfrega-las nos dentes, triturar morangos e misturar na sua pasta de dente, ou usar uma pasta própria uma vez por semana, com meia colher de peróxido de hidrogênio e uma colher de bicarbonato de sódio.

No entanto, para branquear os dentes há que se ter alguns cuidados. Antes de avançar com o tratamento, seja numa clínica ou em casa, certifique-se de que não tem dentes partidos ou com cáries. O grau de brancura que atingir varia de pessoa para pessoa, dependendo da idade e cor dos dentes. Se tiver próteses, ou dentes desvitalizados, estes não irão ficar brancos, por isso tenha atenção a esses detalhes.

O uso incorreto ou excessivo de branqueadores pode causar sensibilidade dentária e criar ou agravar problemas nas gengivas. Por isso use os produtos com moderação e peça conselhos ao seu dentista antes de avançar no branqueamento dentário. Por vezes, uma limpeza dentária profissional em algumas pessoas ajuda a que estes fiquem mais brancos e bonitos.

Se levar em consideração alguns aspectos relativos à sua higiene dentária, como escovar os dentes 3 vezes ao dia, pelo menos, usar fio dental, ir ao dentista regularmente, você estará aumentando as possibilidades dos seus dentes ficarem brancos durante mais tempo. O cigarro, café e chá, são causadores de manchas nos dentes, por isso evite ao máximo estes vícios.

Siga estes conselhos e escolha o melhor método para branquear os dentes, seja ele profissional ou caseiro!

Via




2 comentários

Adicione o seu
  1. Túlio

    Primeiro uma pequena correção, o agente clareador o qual foi citado é Peróxido de Carbamida. Pessoal, se vcs querem clarear seus dentes, consultem seu dentista, ele indicará o melhor método para vocês. Métodos caseiros ou de farmácias não são seguros, agridem a gengiva e podem ser abrasivos (desgastam a estrutura dental), podendo levar a sérios desgastes. O começo do texto estava bom, mas cuidado com esses métodos caseiros ou de farmácia, não recomendo. Abraços

    • Marina

      Excelente contribuição. Eu utilizei as fitas dentais branqueadoras Whitestrips da Oral B. Tive que parar antes mesmo de ter feito a metade do tratamento.

      A sensibilidade aumentou muito, mas mesmo não tendo feito o tratamento completo o resultado ficou ótimo.

      Agora tenho o restante das fitas guardadas para quando quiser dar um retoque. :-)


Postar um novo comentário