Battlefield 4: Como Ser Um Bom Jogador De IFV (LAV-25, ZBD-09, BTR-90)

Battlefield 4: Como Ser Um Bom Jogador De IFV (LAV-25, ZBD-09, BTR-90)

Mesmo com o lançamento do Battlefield 1 próximo, decidi escrever aqui algumas dicas para quem deseja jogar bem de IFV. Um veículo subestimado por vários jogadores, mas que é capaz de provocar grande estrago na equipe inimiga se for bem utilizado.

10. Equipamentos a serem utilizados

Equipamentos a serem utilizados

Equipamentos a serem utilizados

Minha recomendação para quem está iniciando:

Arma principal: Cápsula HE 25 mm

Arma secundária: Míssil TOW

Contramedida: Proteção ativa

Mira óptica: Visor térmico

Melhorias: Armadura reativa

Provavelmente essa será a configuração utilizada pelos jogadores com a qual você mais irá se deparar no decorrer das partidas. O motivo é simples, facilidade para eliminar infantaria e combater veículos e aeronaves inimigas.


9. Míssil TOW vs. Foguetes Zuni

Míssil TOW vs. Foguetes Zuni

Míssil TOW vs. Foguetes Zuni

Se o seu estilo de jogo visa combater apenas infantaria, evitando ao máximo o combate contra blindados inimigos, helicópteros, etc… Você deve substituir o TOW pelo Zuni. O dano por explosão (splash damage) causado pelos foguetes Zuni no soldado inimigo é muito maior que o míssil TOW. Eliminar soldados inimigos fica ainda mais fácil com essa nova escolha.


8. Cápsula HE 25 mm vs. Cápsula APFSDS-T

Cápsula HE 25 mm vs. Cápsula APFSDS-T

Cápsula HE 25 mm vs. Cápsula APFSDS-T

Duas diferenças básicas entre essas munições: a 25 mm possui um splash damage muito alto (facilitando e eliminação de soldados inimigos), enquanto a APFSDS-T é ótima para combater outros veículos. Se a sua mira for muito boa, e você não se incomoda de perder alguns kills quando dá de frente com soldados inimigos, a combinação da APFSDS-T com o TOW pode ficar perfeita, pois aumenta muito a eficiência no combate contra blindados. Pessoalmente, prefiro utilizar a cápsula HE 25 mm, apesar dos melhores jogadores do mundo aconselhar o uso da cápsula APFSDS-T.


7. Armadura reativa vs. Proteção térmica

Armadura reativa vs. Proteção térmica

Armadura reativa vs. Proteção térmica

Conforme você for melhorando suas habilidades, poderá ir testando novos equipamentos, e entre eles está à proteção térmica.

A armadura reativa evita, muitas vezes, que você sofra impacto de mobilidade, que faz com que você fique impossibilitado de se mover por alguns segundos. Para quem está iniciando, sem dúvida é um equipamento indispensável. Mas para quem já tem uma boa noção de movimentação, melhor maneira de atacar o adversário… A proteção térmica pode ser mais eficiente.

A proteção térmica aumenta o tempo que seu inimigo precisa para conseguir fixar a mira em você. É ótimo contra jatos, helicópteros, e também soldados inimigos. São segundos preciosos, que possibilitam que você, na maioria das situações, encontre um meio de sair da linha de tiro. Além disso, a proteção térmica possibilita que você pegue seu inimigo de surpresa (principalmente contra adversários que também usam a visão térmica em seus veículos), deixando a eliminação mais simples. Muitas vezes você irá ver seu adversário perdido, sem saber de onde está levando dano, e quando se der conta é tarde demais (no hardcore, isso acontece com mais frequência).


6. Melhorando suas habilidades

Para ser um bom jogador, não abasta apenas pegar o veículo e sair atirando pra tudo quanto é lado, é preciso entender como exatamente funcionam seus equipamentos, e qual a melhor maneira de se movimentar. E justamente por isso existe o Test Range, um recurso presente no próprio Battlefield 4, mas que poucos jogadores utilizam.


5. Aprendendo a se movimentar

Aprendendo a se movimentar

Aprendendo a se movimentar

Entre no Test Range, pegue o LAV-25, e saia pelo mapa, vá conhecendo o percurso, aprendendo os caminhos, onde é possível andar.

Depois de ter feito isso, ande pelo circuito, evitando bater, tentando ser rápido nas manobras. Faça o mesmo percorrendo todo o mapa de ré, pois será desta forma que você irá recuar quando encontrar uma situação difícil, onde o inimigo tem clara vantagem.

Aliás, esse é um dos pontos mais importantes, que muitos jogadores não se preocupam em corrigir, e que é muito comum em jogadores iniciantes. NUNCA de as costas do veículo para seu inimigo, pois ela é a parte mais fraca. Se fizer isso, a morte é praticamente certa.

Leia Também:

10 Atores que Morreram Cedo Demais

Grandes Tragédias Capturadas em Filme

Crianças Durante a Guerra

5 Criminosos Perigosos que estão Soltos por aí

3 Tristes Desastres da Engenharia


4. Entendendo suas munições

Entendendo suas munições

Entendendo suas munições

Pegue o LAV-25 e o posicione na frente do estande de tiro. Procure eliminar os alvos em sequência, o mais rápido possível, de preferência sem recarregar. Altere a ordem de início e fim várias vezes (se começou pelos alvos da frente, na próxima vez inicie pelos alvos em movimento, e assim por diante).


3. Como funciona o dano em veículos

Como funciona o dano em veículos

Como funciona o dano em veículos

Pelo Test Range existem vários veículos, e através deles é possível entender como funciona a contagem de dano. Atire nas laterais, atrás, na frente, veja quantos tiros são necessários para destruir os veículos. Desta forma você também irá melhorando a sua movimentação, e percebendo quais são as partes mais fortes dos veículos, e qual a melhor maneira de atacar.


2. Aprendendo a usar o Míssil TOW

Aprendendo a usar o Míssil TOW

Aprendendo a usar o Míssil TOW

Acredito que esse seja um dos equipamentos que mais requer treinamento para ser utilizado da forma correta, principalmente para combater aeronaves. Dentro do Test Range, se posicione em um lugar afastado, mas que seja possível visualizar os veículos inimigos. Após atirar faça o seguinte: pressione “F” para mudar para a arma primária, isso fará com que o tiro guiado seja feito através da mira central, e não a mira padrão aberta do TOW. No começo pode parecer complicado, mas na minha opinião, é a maneira mais fácil de acertar o alvo. Essa técnica do TOW pode ser utilizada em situação de emergência contra soldados também (quando acabar as munições da primária). Basta mirar no meio do inimigo, kill certo.


1. Acertando helicópteros e aviões com o TOW

Sem dúvida, umas das sensações mais prazerosas dentro de uma partida, principalmente pela dificuldade. Você também pode treinar a mira para esse tipo de situação no Test Range. Para aumentar a dificuldade, entre com o LAV-25 no mar e se posicione perto da redzone (zona limite do mapa). As ondas farão com que a dificuldade do tiro aumente muito, porém isso fará com que os tiros mais simples se tornem muito mais fáceis.

Acertando helicópteros e aviões com o TOW

Acertando helicópteros e aviões com o TOW

Mas tenha em mente que você não sairá por aí acertando um TOW atrás do outro em helicópteros e tudo mais, pois tudo depende do piloto, da movimentação, da experiência, e também da sua capacidade de guiar o míssil da maneira correta. Por exemplo, um helicóptero tentando capturar um objetivo, parado no ar, basta mirar no meio. Já um se movimentando um pouco para frente, procure mirar no bico. Algumas vezes você terá que acelerar o movimento, tendo a mira fora do alvo, mas o TOW indo direto no inimigo. Todos esses detalhes você irá pegar com o tempo.

Observação final

Muito bem, você leu todos esses passos, achou as dicas interessantes, e decidiu coloca-las em prática, saiba que você pode ser banido de alguns servidores por isso.

Sim, parece piada, mas não é. Isso pode acontecer principalmente em servidores gringos. Os gringos acreditam que o ping alto (180-200) beneficia os jogadores, quando na verdade a própria EA diz o contrário. Jogando em veículos é possível amenizar essa desvantagem, mas sempre haverá ocasiões onde os tiros não serão registrados, o TOW irá certinho contra o inimigo e nem cócegas fará… Ainda assim você irá conseguir matar muito, e o frag alto, aliado ao ping, poderá fazer com que você seja banido injustamente, acusado de hack.

Mas não se importe com isso, procure jogar em bons servidores, com admins justos e você poderá fazer o seu melhor (jogando de forma limpa, utilizando apenas suas habilidades, SEMPRE).

E não se esqueça, o treinamento diário fará você se movimentar melhor, mirar com mais precisão, mudar de um alvo para o outro rapidamente… Enfim, se tornar um bom jogador.




Não há comentários

Adicione o seu