10 Invenções Normalmente Creditadas a Pessoas Erradas

10 Invenções Normalmente Creditadas a Pessoas Erradas

Muitas das invenções que fazem parte do nosso cotidiano têm uma mitologia colorida em torno de suas origens, mas essa lista tem como objetivo esclarecer e corrigir alguns dos erros que têm sido cometidos. Mesmo que a realidade seja menos interessante que as histórias fantasiosas que já foram construídas, é importante dar crédito a quem realmente merece.

10. A linha de montagem foi inventada pelos chineses

A linha de montagem foi inventada pelos chineses

A linha de montagem foi inventada pelos chineses

O homem mais frequentemente creditado com a invenção da linha de montagem de forma errônea é Henry Ford (ao contrário da crença popular, ele não inventou a linha de montagem em movimento, muito menos Ransom Olds, da famosa Oldsmobile, que seria o mais provável).

Leia Também:

☞ Histórias Horríveis de Canibalismo

☞ As mais Belas Atletas das Olimpíadas de Sochi

☞ Fast Foods Pouco Saudáveis 

☞ Coisas que a China Inventou Primeiro

Quanto à linha de montagem utilizada até hoje, o processo básico foi inventado pelos chineses, durante o reinado de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China, e foi usada para construir o famoso Exército de Terracota. As várias partes que compõem as estátuas foram construídas em diferentes áreas da China (mesmo estampadas com sua fábrica específica) e reuniu a ser montado em local e horário diferente.

9. A manteiga de amendoim foi inventada pelos Incas

A manteiga de amendoim foi inventada pelos Incas

A manteiga de amendoim foi inventada pelos Incas

A maioria das pessoas provavelmente diria com certeza absoluta que George Washington Carver inventou a manteiga de amendoim, e elas estariam erradas. Mesmo ele sendo um grande defensor dos amendoins como uma cultura e apresentando mais de três centenas de formas de uso para eles, não foi Carver que inventou a manteiga de amendoim. Essa glória pertence aos Incas. A primeira menção de amendoim é do ano de 950 A.C na América do Sul, e os incas eram conhecidos por fabricar manteiga de amendoim. Amendoins foram ainda encontrados em vários túmulos em todo o Peru.

8. O iPod foi inventado por Kane Kramer

O iPod foi inventado por Kane Kramer

O iPod foi inventado por Kane Kramer

Tecnicamente, a invenção do iPod pertence à equipe de engenharia da Apple, mas a invenção do primeiro portátil de mídia digital foi realmente inventado por um homem britânico chamado Kane Kramer. Em 1979, aos 23 anos de idade, Kramer desenvolveu um dispositivo que armazenava 3,5 minutos de música em um chip, e realmente entrou com uma patente mundial para ele. Ele disse ter uma enorme quantidade de encomendas do mundo da música, mas, devido a política do escritório, ele foi incapaz de levantar os 90 mil dólares necessários para fazer a renovação e a patente expirou.

7. O motor a vapor foi inventado por Hero

O motor a vapor foi inventado por Hero

O motor a vapor foi inventado por Hero

James Watt é geralmente citado como o inventor da máquina a vapor, mas ele simplesmente inventou o primeiro modelo comercialmente viável. O primeiro uso de um motor a vapor foi descrito como uma máquina em Alexandria, que tinha apenas uma função: girar um globo em seu próprio eixo, por meio de um caldeirão selado e uma série de tubos. Foi esquecido durante milhares de anos, até 1698, quando Thomas Savery, um inventor Inglês, construiu uma máquina que utilizava o vapor para bombear água para fora das minas de carvão. Tinha cem partes móveis, e desperdiçava tanto carvão que acabou ficando impraticável. Outro inventor Inglês, Thomas Newcomen, fez a introdução de um pistão em movimento, antes de James Watt finalmente fazer o seu conhecido trabalho.

6. O automóvel foi inventado por Karl Benz

O automóvel foi inventado por Karl Benz

O automóvel foi inventado por Karl Benz

Assim como com a linha de montagem, Henry Ford recebe incorretamente o crédito pela invenção do automóvel, quando na verdade foi o engenheiro alemão Karl Benz, fundador da Mercedes-Benz. Em 1879, Karl Benz demonstrou o primeiro automóvel movido a gasolina, 17 anos antes de Henry Ford dirigir o seu primeiro Ford Quadriciclo. Em comparação com os carros de hoje, o projeto de Benz era extremamente primitivo, com seu motor produzindo um total de 0,75 cavalos de potência, 186 vezes menos do que o de um Honda Civic 2013. O primeiro automóvel “real” foi desenvolvido por Wilhelm Maybach em 1900.

5. O telescópio foi inventado por Hans Lippershey

O telescópio foi inventado por Hans Lippershey

O telescópio foi inventado por Hans Lippershey

O “pai da física moderna”, Galileu Galilei, é muitas vezes creditado com a invenção do telescópio. No entanto, foi na verdade desenvolvido por um fabricante de óculos holandês chamado Hans Lippershey em 1608, um ano antes de Galileu melhorar o seu design. Uma história comum sobre a sua invenção envolve duas crianças brincando em sua oficina, com Lippershey notando que um moinho de vento distante parecia mais perto, quando vistos através das lentes separadas que mantinham em suas mãos. O primeiro telescópio só ampliava os objetos três vezes, magnitude muito inferior ao que foi desenvolvido por Galileu.

4. O rádio foi inventado por David Edward Hughes

O rádio foi inventado por David Edward Hughes

O rádio foi inventado por David Edward Hughes

Incorretamente identificado como o inventor do rádio, Guglielmo Marconi foi um inventor talentoso sim, trabalhando no melhoramento e em projetos de rádio anteriores, especialmente no que diz respeito ao alcance. No entanto, o verdadeiro criador do primeiro rádio foi David Edward Hughes, a primeira pessoa a demonstrar como as ondas de rádio podem transmitir som, que foi proposto pela primeira vez pelo físico teórico James Clark Maxwell. Em 1879, 15 anos antes de Guglielmo Marconi receber pela primeira vez a patente para o rádio, Hughes demonstrou a capacidade de enviar sinais em código Morse através do ar, mas foi incorretamente identificado pela Royal Society de Londres como indução.

3. O telefone foi inventado por Antonio Meucci

O telefone foi inventado por Antonio Meucci

O telefone foi inventado por Antonio Meucci

Alexander Graham Bell é geralmente creditado com a invenção do telefone, uma vez que seu nome estava relacionado na patente e em todo o resto. No entanto, sua invenção estava incompleta e sofreu modificações após a apresentação de seu registro de patente, utilizando partes do projeto de Elisha Gray.

Mas nem um desses homens é reconhecido como o inventor real do telefone: essa honra pertence a Antonio Meucci. Infelizmente, ele não podia pagar o valor necessário para registrar uma patente e seu protótipo foi “perdido” para a Western Union, que assinou um contrato lucrativo com Bell quando recebeu sua patente para o telefone. Mais tarde, Antonio Meucci levou Bell aos tribunais. O Supremo Tribunal aceitou julgar o caso, mas Meucci faleceu antes do julgamento ser concluído.

2. A lâmpada foi inventada por Humphry Davy

A lâmpada foi inventada por Humphry Davy

A lâmpada foi inventada por Humphry Davy

Provavelmente graças a sua autopromoção descarada, Thomas Edison é geralmente creditado com a invenção da primeira lâmpada. Ele não foi, embora tenha inventado o primeiro modelo comercialmente viável. O verdadeiro inventor foi Humphry Davy no início de 1800. Em 1809, ele demonstrou publicamente como fazer com que uma corrente de eletricidade passasse entre duas tiras de carvão vegetal, criando no processo a primeira lâmpada de arco.

O primeiro criador de uma lâmpada incandescente por sua vez foi Warren De la Rue. Ainda que o seu projeto tenha sido eficiente, ele foi comercialmente impraticável pois utilizou no processo tiras de platina, que eram extremamente caras.

1. O sanitário com descarga foi inventado pelos chineses

O sanitário com descarga foi inventado pelos chineses

O sanitário com descarga foi inventado pelos chineses

Thomas Crapper é erroneamente citado como o criador do vaso sanitário. Ele inventou vários componentes importantes para o vaso sanitário moderno, porém o vaso foi inventado a mais de 2.000 anos atrás na China antiga. Infelizmente para todos os envolvidos, o papel higiênico só foi criado algumas décadas mais tarde.

Várias civilizações, incluindo Roma e Egito, tinham sistemas de encanamento para ajudar com saneamento básico e, ao mesmo tempo que eram laváveis​​, não eram vasos sanitários como os que nós conhecemos hoje.


» Gostou deste conteúdo? Então não se esqueça de ajudar a divulga-lo e compartilha-lo nas redes sociais – através dos botões abaixo – com seus amigos, conhecidos, familiares… Pois desta forma você estará nos incentivando a produzir e buscar cada vez mais conteúdos interessantes, e contribuindo para que outras pessoas conheçam o nosso trabalho.

Este botão ❤ (coração) serve para ajudar a ranquear os posts – dentro do próprio site. Ao clicar sobre ele você ajudará a indicar para os futuros leitores e visitantes quais conteúdos são mais interessantes.

✎ Não esqueça também de deixar um comentário sobre o post, seja ele uma crítica, sugestão ou elogio. Consideramos a opinião do leitor extremamente importante, por isso levamos em consideração todo e qualquer comentário feito sobre o conteúdo.




1 comentário

Adicione o seu
  1. Asdrubal

    “invenção do iPod pertence à equipe de engenharia da Apple”

    A apple inventou os computadores, a apple inventou os portáteis, a apple inventou os telemóveis, a apple inventou os tablets, e presume-se até que a apple pretende agora inventar o relógio. Fenomenal a apple.


Postar um novo comentário