Jonghyun, 10 Curiosidades Sobre o Cantor da Banda SHINee (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Jonghyun, 10 Curiosidades Sobre o Cantor da Banda SHINee

Jonghyun (Kim), de 27 anos, um dos maiores talentos da música da Coréia do Sul dos últimos anos, acabou, infelizmente, sendo encontrado morto em sua casa na capital Seul. Desde 2008 fazia parte da Banda SHINee. Além de atuar como cantor, compositor e produtor, ele era dançarino e tocava diversos instrumentos musicais.

Elaboramos aqui uma pequena lista com curiosidades sobre Kim Jonghyun, desde a sua entrada na Banda SHINee, até sua estreia na carreira solo no início de 2015.



I. Entrada para a Banda SHINee e início do sucesso

Jonghyun participou da gravação da música “Wrongly Given Love”, da cantora Zhang Liyin, em 2008. No mesmo ano, após uma série de reuniões, foi convidado para integrar a Banda SHINee. Em maio, após montada a nova formação, a banda lançou seu primeiro trabalho, intitulado “Replay”. Logo na estreia alcançou a décima colocação, chegando à oitava posição nas paradas musicais.

Devido ao enorme sucesso obtido no lançamento do até então mais recente trabalho produzido, o grupo foi convidado para fazer a primeira apresentação na televisão do país.

II. Composição e projetos paralelos

Composição e projetos paralelos de Jonghyun (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Composição e projetos paralelos de Jonghyun (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Na área da composição, Jonghyun escreveu várias letras para os álbuns da banda SHINee, um exemplo é “Juliette”, do álbum Romeo, lançado no ano de 2009. Compôs também em conjunto com Misfit a música “Up & Down”, e escreveu “Obsession”, músicas estas que foram lançadas no segundo álbum do grupo, intitulado “Lucifer”, de 2010.

No final de 2010, Jonghyun foi um dos vinte ídolos sul-coreanos selecionados para gravar a música “Let’s Go”, criada com o objetivo de atrair e aumentar a participação do público na 5ª reunião de cúpula do G20 (Grupo dos 20).

Kim Jonghyun também foi, ao lado de Kyuhyun, Super Junior, Jino e Jay do TRAX, selecionado para fazer parte de um novo projeto, uma banda chamada SM The Ballad (da gravadora SM Entertainment), que focaria em um gênero diferente do já trabalhado pela Banda SHINee.

O Álbum “Miss You”, trabalho de lançamento da Banda SM The Ballad, contou com as canções “Hot Times” e “Miss You” (que deu nome ao disco).

No ano de 2011 fez o lançamento da canção “So Goodbye” para a série de televisão City Hunter.

III. Situações de “Saia Justa” que se meteu

No meio do ano de 2012, durante um show da segunda turnê intitulada “SHINee World Concert II”, em Taiwan, Jonghyun e Taemin protagonizaram um momento diferente durante uma das músicas. A performance ganhou movimentos sensuais e provocantes, surpreendendo a todos os fãs com um quase beijo, deixando em evidência a capacidade de inovar que os membros da Banda SHINee possuem.

Em 2014, o também apresentador Haha apareceu como convidado especial no programa de rádio de Jonghyun, o “Blue Night”. Durante a apresentação do programa, Jonghyun fez piadas e comentários não tão agradáveis aos ouvidos daqueles que acompanhavam a atração. Alguns espectadores acabaram ficando desapontados com seu comportamento.



Um dia após o programa ter sido transmitido, Jonghyun postou um pedido de desculpas em seu Twitter depois de receber uma série de mentions de pessoas descontentes com o ocorrido.

O apresentador Haha tentou amenizar a situação através de sua conta no Twitter publicando o seguinte:

“Parece que vocês não compreenderam algo sobre Jonghyun. Como ele disse, somos muito amigos, e ainda que estivéssemos apenas querendo divertir vocês, parece que alguns se sentiram desconfortáveis vendo tal comportamento em um show de variedades. Jonghyun fez o seu melhor. Todos vocês, por favor, mostrem algum amor para Jonghyun. SHINee é o melhor!”

IV. Relacionamento e situações de susto

Relacionamento e situações de susto (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Relacionamento e situações de susto (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Em outubro do ano de 2010, Jonghyun (Kim) confirmou estar se relacionando com a atriz Shin Sekyung. Após mais de nove meses de namoro, Jonghyun e Shin decidiram terminar o relacionamento, o motivo teria sido o excesso de compromissos de ambos e o desencontro de agendas.


❯ 5 Personagens Marcantes de “O Rico e Lázaro”

❯ 10 Curiosidades Sobre o Artista Tiririca

❯ 5 Hábitos Diários que Podem Não Fazer tão Bem como Dizem

❯ Maiores Vencedores do Mundial de Clubes da FIFA

❯ Alimentos para Dormir Melhor à Noite


Em Jacarta, na Indonésia, durante um show da Banda SHINee no “Korea-Indonesia Sharing Friendship Concert”, Jonghyun foi ‘atacado’ por fãs incontrolados, como resultado acabou lesionando o ligamento do tornozelo esquerdo. Ficou durante vários meses impossibilitado de dançar nas apresentações que se seguiram. Tempo depois, foi obrigado a se submeter a uma cirurgia na região para reparar o ligamento rompido.

Já em 2013, Jonghyun sofreu um acidente de carro enquanto voltava para o hotel depois de ir a sua casa tarde da noite. Em um comunicado na época, a SM Entertainment divulgou o seguinte: “Jonghyun não sofreu ferimentos graves, mas teve lesões em torno de seu nariz. Ele foi conduzido para um hospital de Gangnam e está agora recebendo todos os cuidados necessários”.

Preocupando-se apenas com sua rápida recuperação, Jonghyun não participou da maioria das promoções feitas pela Banda SHINee para a divulgação do “Why So Serious?”. Voltou apenas no período final das campanhas.



V. Começo como apresentador de rádio

No início de 2014, foi anunciada a sua entrada como membro do elenco do programa de variedades “Music Show”. A emissora MBC confirmou que Jonghyun seria o novo apresentador do programa de rádio “Blue Night”.

Como apresentador do programa de rádio “Blue Night”, transmitido à meia-noite, na emissora MBC, Jonghyun revelou através do seu Twitter um projeto de criar canções inéditas de acordo com as melhores histórias enviadas pelos ouvintes.

Jonghyun twittou o seguinte: “Quando comecei o Blue Night, minha preocupação era conseguir me integrar bem ao programa… Felizmente, estou conseguindo me comunicar bem com os ouvintes e a música! Por isso preparei um projeto onde eu pessoalmente escrevo uma canção pertencente à história de um ouvinte, e esta música será tocada no programa quando pronta. O nome do quadro vai ser ‘Blue Night Lyrics, That Man’s Composition’. Não será exibido toda semana, mas sim uma vez a cada poucos meses como um quadro especial, então por favor, envie suas histórias. Estou aceitando histórias através da homepage.”

A emissora MBC informou que, a partir de julho de 2014, lançaria as músicas compostas por Jonghyun. Além disso, foi divulgado que Jonghyun já havia escrito sete músicas.

VI. Maratona de shows

Maratona de shows (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Maratona de shows (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Na metade do ano de 2015, foi divulgado que Jonghyun seria o primeiro artista a se apresentar na série de shows solo da SM Entertainment, The Agit. A apresentação, nomeada de “The Story By Jonghyun”, foi confirmada como tendo foco apenas nas canções compostas por Jonghyun para seu programa de rádio e também nas músicas que fizeram parte do seu primeiro álbum solo (Base).



Inicialmente, oito shows foram programados para acontecer entre os dias 2 e 11 de outubro. Os ingressos para as apresentações foram colocados à venda no dia 1 de setembro, e esgotaram-se em menos de dois minutos. Devido à alta e incrível procura para assistir a apresentação, mais quatro shows foram adicionados, ocorrendo de 16 a 18 de outubro, totalizando 12 shows.

VII. Saída do rádio

No início de 2017, a MBC confirmou para o público que Jonghyun deixaria a posição de apresentador no “Blue Night”. Segundo comunicado, a decisão foi tomada após uma longa discussão entre Jonghyun e a equipe do programa, que declarou o seguinte: “É decepcionante, porém por conta das turnês japonesa e norte americana da SHINee que estão prestes a começar, ele decidiu sair.” Jonghyun começou a apresentar o “Blue Night” em fevereiro de 2014, e completou 3 anos a frente da atração em 2017.

A equipe da emissora MBC disse ainda: “Jonghyun ama rádio mais do que qualquer outra pessoa. Tem uma grande responsabilidade, nunca reclamou de cansaço durante esses três anos, e nos confidenciou que ‘o programa de rádio o ajuda a desestressar’. Acreditamos que no futuro ele retornará as transmissões da rádio, e que está saindo temporariamente para se dedicar à sua carreira de cantor”.

VIII. Carreira solo

Carreira solo (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Carreira solo (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Em janeiro de 2015, Jonghyun fez sua estreia solo com seu primeiro mini álbum, Base. Embora a faixa de trabalho do disco fosse a mais animada – “Crazy (Guilty Pleasure)”, e de autoria própria, a faixa de pré-lançamento do álbum “Déjà-Boo”, composta por Zion.T, acabou sendo nomeada como segunda faixa principal depois de alcançar incríveis números positivos nas plataformas de distribuição digital.

Jonghyun escreveu as letras de todas as músicas do álbum, e também contou com a colaboração de outros artistas, como Wheesung e Younha. O álbum alcançou a posição de número 1 na Billboard World Albums e Gaon Album Chart.

IX. Reconhecimento

Em uma pesquisa realizada por membros da indústria da música, no final do ano de 2015, Jonghyun apareceu na quarta posição entre os 10 cantores ídolos solo com as melhores habilidades vocais. Além disso, recebeu elogios dos mais diversos críticos musicais, como: “Ele tem um tom charmoso e habilidade admirável para cantar, sua musicalidade pode ser vista na escrita das suas próprias músicas”.



Não recebeu o reconhecimento apenas de críticos musicais, em outubro do mesmo ano, durante o show “The Story By Jonghyun”, a cantora IU (Lee Jieun) escreveu uma carta para Jonghyun expressando sua admiração. Escreveu: “Você e eu temos muitas semelhanças. Estamos há oito anos como ídolos, e com nossos vinte anos, ainda temos muito para provar. Estamos ambos tentando nos encontrar através do canto e da escrita”.

“Quando o vejo, quero dizer para descansar, mas eu entendo seus sentimentos e torço por você”.

E finaliza: Acho que está trabalhando duro e vivendo bem. Espero que cuide de sua saúde”.

Durante uma conferência de imprensa para o filme de animação “Kimi no Na wa.”, o diretor Makoto Shinkai declarou sua admiração por Jonghyun. Comentou: “Quando visitei a Coréia pela última vez, conheci o Jonghyun da SHINee, um jovem muito respeitável, imaginei o que aconteceria se eu fizesse um filme e ele fizesse a música”.



X. Morte

Morte de Jonghyun (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Morte de Jonghyun (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Para tristeza dos fãs e daqueles que acompanhavam seu trabalho, no dia 18 de dezembro de 2017, Jonghyun (Kim) foi encontrado inconsciente em um apartamento em Seul. O cantor tinha apenas 27 anos.

Segundo foi divulgado, os serviços de emergência foram alertados pela irmã do cantor depois dela receber diversas mensagens de texto, entre elas: “Por favor, deixe-me ir e diga que fiz um bom trabalho”, “As coisas foram tão difíceis” e “Esta é a minha última despedida”.  O apresentador, compositor e cantor Jonghyun foi socorrido, mas foi declarado morto pouco depois de ser transferido para um hospital.

A primeira hipótese levantada palas autoridades é a de suicídio, já que Kim Jonghyun sofria de depressão. Outra pista que aponta para esta direção são as mensagens enviadas para a irmã.

Além disso, a polícia acrescentou que um briquete de carvão foi encontrado queimando em uma frigideira na sala. Os briquetes de carvão queimados, que liberam monóxido de carbono, é um método comum de suicídio na Coréia do Sul, que possui uma das maiores taxas de suicídio do mundo.




1 comentário

Adicione o seu
  1. Shirley B

    Tão jovem. Que descanse em paz. Se o motivo foi mesmo a depressão, só quem já enfrentou e enfrenta essa batalha sabe como é. E por mais que não haja justificativa, acabamos compreendendo um pouco esse sentimento de “vida sem sentido”.

    Eu luto contra a depressão, sim, isso mesmo, luto! Trata-se de uma batalha contra si mesmo, muitas vezes se obrigando a fazer as atividades diárias, a seguir com suas obrigações.

    Tenho certeza que muitas pessoas, ao se depararem com notícias desse tipo, devem pensar:

    “Depressão é frescura, coisa de desocupado, mente vazia…”

    Bem, fico triste pelos que pensam assim. É por conta dessa maneira de ver a realidade que muitas famílias acabam perdendo entes queridos e tão amados.

    Já cheguei ao “fim do túnel”. Pensar na família maravilhosa que tenho me fez decidir continuar vivendo.

    Neste momento, onde enxergamos apenas o final, não há medo, mas sim a certeza de que toda angústia vivida finalmente terminará com a “solução encontrada”.

    Alguns dizem que é fraqueza, entretanto, não percebem que a pessoa foi forte enquanto pôde. Lutou sozinha, pois, muitas vezes, com receio do que os outros poderiam pensar, não quis compartilhar seu sofrimento.

    E não se enganem com as aparências. É comum ver as pessoas, principalmente conhecidos daqueles que cometeram suicídio por conta da depressão, dizendo:

    “Mas ele estava sempre sorrindo, conversava com todo mundo…”

    Por isso essa doença é tão perigosa.

    A depressão surge por uma infinidade de motivos. Perdi meu pai quando eu tinha 9 anos. Comecei a me tratar com 19, quase no último suspiro. Hoje sei que não há cura. Podemos viver anos sem nenhum sintoma, seja por alegrias, conquistas… Entender a si mesmo, aprender a diferenciar tristeza de depressão vai deixando o caminho para o passo seguinte menos difícil.

    O que posso dizer para aqueles que, por algum motivo, estão pensando em desistir é:

    “Não faça isso, se neste momento você não está vendo uma saída, espere! Amanhã um novo dia surge, um sol lindo nasce para iluminar seu dia. E tenha fé que ele poderá trazer um sentido para sua vida.”


Postar um novo comentário