Maiores Vencedores do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: fifa.com/Reprodução)

Maiores Vencedores do Mundial de Clubes da FIFA

Um dos torneios mais desejados pelos clubes brasileiros e demais times da América do Sul, o Mundial de Clubes da FIFA passou a atrair também o interesse dos clubes europeus depois que algumas mudanças foram realizadas. Bem… mudanças não seria o termo correto, já que o Mundial de Clubes da FIFA é, na verdade, uma nova competição criada pela entidade.

O que houve antes dela (Copa Intercontinental) foram tentativas de se elaborar um torneio que contasse com a participação dos campeões da Europa e da América do Sul. O vencedor deste confronto sagrava-se “Campeão Mundial de Clubes”.

Na chamada Copa Intercontinental (1960-2004), que depois que começou a ser disputada no Japão passou a se chamar Copa Toyota (1980-2004), houve vários casos onde os campeões europeus recusaram-se a participar, seja pela violência conhecida no torneio, pela questão de datas, ou mesmo pela importância a ele dada pelos clubes daquele continente.



Além disso, o torneio anterior passou a ser duramente criticado no ponto de vista técnico, já que não dava oportunidade a outros continentes, e classificava como “Campeão Mundial de Clubes” o vencedor de uma disputa entre Europa x América do Sul.

Mas voltando ao assunto, e ao torneio atual, que começou a ser realizado a partir do ano 2000, contando com a participação de todas as seis confederações continentais, UEFA (Europa), OFC (Oceania), AFC (Ásia), CAF (África), CONMEBOL (América do Sul) e CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), abaixo segue a lista com os clubes que mais vezes sagraram-se Campeão Mundial de Clubes.

*Na lista já estão contabilizados os títulos do torneio anterior (Copa Intercontinental), reconhecidos pela FIFA.

I. Real Madrid

5 Títulos

(1960, 1998, 2002, 2014, 2016)

Real Madrid Campeão Mundial de Clubes 2016 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Real Madrid Campeão Mundial de Clubes 2016 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Último título conquistado: Sob o comando de Zinedine Zidane, sagrou-se campeão mundial em 2016 vencendo o Kashima Antlers por 4×2 na prorrogação. Gols de Benzema (1) e Cristiano Ronaldo (3). Teve o time formado na final por: Navas, Carvajal, Sergio Ramos, Varane, Ronaldo, Kroos, Benzema, Marcelo, Casemiro, Lucas V e Modríc.

Cristiano Ronaldo foi premiado com a “Bola de Ouro”.

II. Milan

Milan Campeão Mundial de Clubes 2007 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Milan Campeão Mundial de Clubes 2007 (Foto: fifa.com/Reprodução)

4 Títulos

(1969, 1989, 1990, 2007)

Último título conquistado: Com os brasileiros Dida, Kaká, Cafú, Emerson e Serginho no elenco, tornaram-se campeões vencendo a equipe do Boca Juniors, de Palermo, Palácio e Banega. Resultado de 4×2 no tempo normal. A equipe titular da final foi: Dida, Maldini, Kaladze, Gattuso, Inzaghi, Seedorf, Nesta, Pirlo, Kaká, Ambrosini e Bonera.

O meia Kaká foi eleito o “Bola de Ouro”.



III. Boca Juniors

Boca Juniors Campeão Mundial de Clubes 2003 (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Boca Juniors Campeão Mundial de Clubes 2003 (Foto: Google Imagens/Reprodução)

3 Títulos

(1977, 2000 e 2003)

Último título conquistado: comandado por Carlos Bianchi, o poderoso Boca Juniors venceu o não menos forte Milan na final. Mantido o empate de 1×1 no tempo normal e na prorrogação, e resultado foi decidido nas penalidades, ficando 3×1 pro Boca. Tendo a escalação inicial sendo formada por: Abbondanzieri, Perea, Shiavi, Burdisso, Rodríguez, Battaglia, Cascini, Donnet, Cagna, Iarley e Schelotto.


❯ 5 Personagens Marcantes de “O Rico e Lázaro”

❯ 10 Curiosidades Sobre o Artista Tiririca

❯ 5 Hábitos Diários que Podem Não Fazer tão Bem como Dizem

❯ Conheça 6 Benefícios da Fruta Goji Berry para a Saúde

❯ Alimentos para Dormir Melhor à Noite


IV. Nacional

Nacional Campeão Mundial de Clubes 1988 (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Nacional Campeão Mundial de Clubes 1988 (Foto: Google Imagens/Reprodução)

3 Títulos

(1971, 1980 e 1988)

Mesmo com todos os três títulos sendo conquistados na Copa Intercontinental, o Nacional (Uruguai) é tricampeão mundial de clubes. Teve seu último título conquistado em 1988 em cima do PSV (Holanda) de Romário e companhia. Venceu a final nos pênaltis (7×6) após uma duríssima partida, com 2×2 no tempo normal, e 1×1 na prorrogação. Foi escalado inicialmente com: Seré, Gómez, De León, Revélez, Saldanha, Ostolaza, Vargas, Lemos, De Lima, Cardaccio e Castro.

V. Bayern de Munique

Bayern de Munique Campeão Mundial de Clubes 2013 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Bayern de Munique Campeão Mundial de Clubes 2013 (Foto: fifa.com/Reprodução)

3 Títulos

(1976, 2001 e 2013)

O Bayern conquistou seu último título de campeão mundial de clubes em 2013, no Marrocos. No jogo final enfrentou e equipe da casa, o Raja Casablanca. Sem dificuldades, venceu a partida já no tempo normal por 2×0. Seu time titular era composto por três brasileiros: Dante, Rafinha e Thiago. Além deles, a equipe começou escalada com: Neuer, Ribery, Shaqiri, Boateng, Lahm, Mueller, Alaba e Kroos.



VI. Internazionale

Internazionale Campeão Mundial de Clubes 2010 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Internazionale Campeão Mundial de Clubes 2010 (Foto: fifa.com/Reprodução)

3 Títulos

(1964, 1965 e 2010)

Os Emirados Árabes Unidos foi o palco do mais recente título da Internazionale. Em 2010 – naquela competição onde o clube brasileiro Internacional acabou sendo derrotado pelo representante da CAF -, venceu a final com tranquilidade diante do Mazembe. A equipe titular da final tinha os seguintes atletas: Júlio Cezar, Cordoba, Zanetti, Lúcio, Thiago Motta, Etoo, Maicon, Cambiasso, Milito, Chivu e Pandev. A estrela Materazzi ficou no banco, para a alegria das pernas e dos tornozelos dos adversários. O placar foi 3×0.

Samuel Etoo foi eleito “Bola de Ouro”.

VII. São Paulo

São Paulo Campeão Mundial de Clubes 2005 (Foto: fifa.com/Reprodução)

São Paulo Campeão Mundial de Clubes 2005 (Foto: fifa.com/Reprodução)

3 Títulos

(1992, 1993 e 2005)

O São Paulo é o time brasileiro com maior número de títulos mundiais de clubes. São três no total, tendo dois deles sido conquistados na Copa Intercontinental. Em sua última participação, em 2005, enfrentou na final a equipe do Liverpool, da Inglaterra. Após um jogo muito disputado, e com excelente atuação do goleiro Rogério Ceni, o São Paulo sagrou-se campeão tendo vencido a partida pelo placar de 1×0. Seria o primeiro título (e até então único) da equipe paulista após a mudança de formato do torneio. A equipe entrou na final inicialmente da seguinte forma: Rogério, Cicinho, Fabão, Edcarlos, Lugano, Júnior, Mineiro, Josué, Danilo, Amoroso e Aloísio.

VIII. Barcelona

Barcelona Campeão Mundial de Clubes 2015 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Barcelona Campeão Mundial de Clubes 2015 (Foto: fifa.com/Reprodução)

3 Títulos

(2009, 2011 e 2015)

O Barcelona é o único time que conquistou todos os seus três títulos dentro do próprio Mundial de Clubes da FIFA. Além disso, somando o vice-lugar de 2006 (quando perdeu para o time gaúcho Internacional), a equipe catalã é a recordista em participações, tendo quatro no total. Seu mais recente título é do ano de 2015, quando venceu a equipe argentina do River Plate por 3×0 na final, com gols de Messi (1) e Suárez (2). Luis Enrique, comandante do Barça, escalou o time primeiramente com: Bravo, Piquê, Rakitic, Busquets, Daniel Alves, Iniesta, Suárez, Messi, Neymar, Mascherano e Alba.



IX. Corinthians

Corinthians Campeão Mundial de Clubes 2012 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Corinthians Campeão Mundial de Clubes 2012 (Foto: fifa.com/Reprodução)

2 Títulos

(2000 e 2012)

O Corinthians foi o mais recente time brasileiro que conquistou o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA. E não foi nada fácil, para conseguir tal feito precisou superar a equipe estrelada do fortíssimo Chelsea. A equipe titular inglesa era formada por: Petr Cech, Ivanovich, Ashley Cole, David Luiz, Ramirez, Lampard, Fernando Torres, Juan Mata, Moses, Hazard e Gary Cahill. Já a equipe paulista montada por Tite iniciou a partida final com: Cássio, Alessandro, Chicão, Ralf, Fábio Santos, Paulinho, Guerrero, Emerson, Paulo André, Danilo e Jorge Henrique. Em um jogo extremamente disputado, o único gol da partida saiu apenas na segunda etapa, aos 14 minutos. O Placar se manteve até o fim (1×0).

Esse resultado deu ao Corinthians o, hoje reconhecido, bicampeonato mundial de clubes.

X. Manchester United

Manchester United Campeão Mundial de Clubes 2008 (Foto: fifa.com/Reprodução)

Manchester United Campeão Mundial de Clubes 2008 (Foto: fifa.com/Reprodução)

2 Títulos

(1999 e 2008)

O Manchester levou suas maiores estrelas para o Japão em busca do seu segundo título mundial de clubes. E mesmo com tanto talento reunido em um único time, a tarefa de derrotar a equipe equatoriana não foi das mais fáceis. A partida foi decidida por Wayne Rooney aos 28 minutos do segundo tempo. Depois de um belo toque de Cristiano Ronaldo, o inglês bateu com estilo e curva no canto esquerdo do goleiro, sem chance alguma de defesa. A equipe do escocês Alex Ferguson começou escalada assim: Van der Sar, Evra, Ferdinand, Cristiano Ronaldo, Anderson, Rooney, Ji Sung Park, Vidic, Carrick, Rafael e Tevez.

Wayne Rooney foi eleito o “Bola de Ouro”.




Não há comentários

Adicione o seu