Série TOP 10 #22 – Melhores alimentos para a saúde do cérebro

Melhores alimentos para a saúde do cérebro – Série TOP 10 #22

Todos nós já ouvimos a frase “você é o que você come.” Embora uma dieta nutritiva e bem equilibrada seja de grande importância para os nossos corpos, existem alguns alimentos que nos trazem mais benefícios e são mais nutritivos do que outros. Sabemos que os alimentos que devemos comer são considerados “saudáveis”, mas e aqueles alimentos que são bons apenas para uma área específica do corpo, como o cérebro. Quais são os melhores alimentos para o cérebro?

Bom, aqui está um pouco de comida para o pensamento, literalmente. Abaixo segue uma lista com dez alimentos que, comprovadamente, ajudam a melhorar a saúde do cérebro, bem como assegurar que ele esteja sempre funcionando corretamente no seu dia a dia.

10. Ostras

Ostras

Se você é do tipo de pessoa que ama frutos do mar, então hoje pode ser o seu dia de sorte. Experimentos têm mostrado que as ostras são excelentes para o cérebro, não importa a sua idade. Devido ao fato de ser rico em zinco, bem como ferro, comer esta delícia vai ajudar você a manter sua mente afiada, além de aumentar sua capacidade de recordar informações facilmente. Zinco e ferro têm sido associados à capacidade do cérebro para manter o foco e lembrar-se de informações. A falta de zinco e ferro pode resultar em lapsos de memória, falta de concentração e, claro, outras doenças em todo o corpo.

9. Cereais integrais

Cereais integrais

Se você já tentou perder peso, você sabe o quão saudáveis os grãos integrais são para o seu corpo, no entanto, eles também são um ótimo alimento para o cérebro. Trigo integral, farelo e germe de trigo têm altos teores de ácido fólico, assim como o arroz integral, aveia, pães integrais, cevada e outros. Todos estes alimentos funcionam para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que significa uma maior qualidade e quantidade da função cerebral. Além disso, esses alimentos de grãos integrais contêm uma grande quantidade de vitamina B6, que é cheio de tiamina. A tiamina é ótima para qualquer pessoa que quer melhorar a memória. Estudos científicos tem mostrado que a perda de memória aumenta drasticamente com o tempo entre o início dos sessenta ou setenta anos; grãos integrais são fantásticos também para você que está ficando mais velho.

8. Chá

Chá

Esqueça o seu café da manhã, experimente uma xícara de chá! Um chá verde ou preto recém-feito é extremamente benéfico para o cérebro, porque é cheio de catequinas. Você já teve um dia em que simplesmente se sentiu esgotado, cansado, com “preguiça” até de pensar? Isso pode acontecer por estar faltando catequinas em seu cérebro. As catequinas são excelentes para manter sua mente afiada, fresca, e funcionando corretamente. Elas não mantêm apenas o cérebro funcionando bem, elas também permitem relaxar e ajudam na luta contra a fadiga mental. Enquanto o chá verde é muito mais potente do que o chá preto, ambos são ótimos para você.

7. Ovos

Ovos

Quando ficamos mais velhos, nossos cérebros começam a encolher devido a algo chamado atrofia cerebral. Alguns podem desejar reduzir ou diminuir outras partes do corpo, mas eu tenho certeza que ninguém quer ter um cérebro encolhido. No entanto, podemos lutar contra esse processo natural comendo ovos. Isto porque os ovos estão cheios de vitamina B12, assim como a lecitina. A vitamina B12 ajuda a lutar contra o encolhimento do cérebro, que é muitas vezes visto na doença de Alzheimer. Ovo, apesar de muito saudável, não é aconselhável comer muitos, pois estão cheios de ácidos graxos. A gema de ovo, embora muito rica em colesterol, possui também elevada taxa de colina, que é um bloco muito importante das células cerebrais. A colina pode ajudar a melhorar sua memória. Uma boa dica é: comer de um a dois ovos por dia. Com certeza essa será uma excelente ajuda que você estará dando ao seu cérebro.

6. Curry

Curry

Esta comida picante é uma ótima maneira de apimentar o seu cérebro e mantê-lo fresco. O principal ingrediente de pó de curry, a curcumina, é cheio de antioxidantes que ajudam na luta contra o envelhecimento do cérebro, e também contribuem na manutenção da função cognitiva à medida que envelhecemos. Estes antioxidantes também cooperam na luta contra os danos por radicais livres, que podem ocorrer no interior do cérebro, bem como no corpo. Os radicais livres podem causar inflamações e outras doenças dentro do corpo. O curry não só é bom para o seu cérebro, ele também pode contribuir na luta contra a diabetes e doenças cardíacas. Muito quente para o seu paladar? Você não tem que ter curry para o almoço e jantar todos os dias, a menor quantidade de curry, uma vez por mês pode ser altamente benéfica para o cérebro.

5. Frutas

Frutas

Se você não é uma pessoa que gosta de vegetais, você pode partir para a área das frutas, para melhorar a sua saúde do cérebro. Por exemplo, as amoras são bem conhecidas por seu papel na melhoria das habilidades motoras, bem como a sua capacidade de aprendizagem. Elas são frequentemente chamadas de “a melhor fruta para o seu cérebro”, e hoje você pode observar a grande quantidade de produtos que utilizam amoras. As maiorias dos frutos, incluindo amoras, mirtilos, framboesas, e outros, estão cheias de antioxidantes que são ótimos para estimular o cérebro. Você pode ajudar a reverter os efeitos do envelhecimento no cérebro por comer esses frutos, uma vez por dia. Frutas são por vezes conhecidas como “superfrutas”, porque a maioria delas contém fisetina e flavonoides, que são ótimos para melhorar a sua memória e auxiliam para que você facilmente recorde eventos passados. Um alimento delicioso e útil para o cérebro.

4. Nozes e sementes

Nozes e sementes

À procura de um lanche que tenha tudo que o seu cérebro precisa? Não procure mais, a solução está no consumo de nozes e sementes. A coisa boa disso é que todos os tipos de nozes estão incluídos. Isto significa amendoins, avelãs, castanha de caju, amêndoas, nozes pecãs, sementes de abóbora, sementes de girassol, e qualquer outro tipo de castanha ou semente que você pode imaginar, são excelentes para o seu cérebro. Nozes e sementes são cheias de Omega-3 e ácidos graxos Omega-6, assim como folato, vitamina E e vitamina B6. Todos estes nutrientes permitem pensar mais claramente. Eles também ajudam a pensar de forma mais positiva, porque Omega-3 e ácidos graxos Omega-6 funcionam como antidepressivos naturais. Algumas sementes e nozes são também cheias de tiamina e magnésio, que são ótimos para a memória, função cognitiva, e nutrição do cérebro.

3. Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes, como repolho, couve, espinafre e outros, embora não muito bem quistos por crianças, são excelentes para o cérebro delas e também de adultos. Estes vegetais ajudam muito na hora de lembrar-se, tanto de informações antigas como coisas recém-aprendidas. Isto acontece porque esses alimentos são cheios de vitamina B6, B12 e ácido fólico, que são compostos importantes e necessários dentro do cérebro para quebrar os níveis de homocisteína, que pode levar ao esquecimento e ainda a doença de Alzheimer. Estes vegetais possuem também alto teor de ferro. Se não houver quantidade suficiente de ferro no organismo, a atividade cognitiva diminui muito. Então, se sua mãe sempre pediu para que comesse espinafre, agora você sabe o porquê: Vegetais são um bom alimento para o cérebro.

2. Peixe

Peixe

Comer peixe em geral é muito bom para a sua saúde, especialmente a de seu cérebro. O peixe é cheio de Omega-3, que é um ácido gordo conhecido por ser altamente benéfico para o corpo em vários aspectos. Comer uma porção de peixe por semana pode diminuir muito as chances de contrair a doença de Alzheimer. Estes ácidos gordos são de grande ajuda para as funções cerebrais, porque eles revestem os neurônios que, por vezes, possuem uma camada de ácidos gordos, que se torna rígida, devido a um elevado conteúdo de colesterol e gorduras saturadas no corpo. Ômega-3 será responsável por cobrir os neurônios com boa gordura, permitindo-lhes mover-se facilmente por todo o cérebro. Ele também fornece mais oxigênio para o cérebro, assim como permite reter novas informações, enquanto ainda lembra-se de informações antigas. Os melhores peixes para comer para a saúde do cérebro são o salmão, atum e o arenque.

1. Chocolate

Chocolate

Enquanto comer centenas de barras de chocolate pode deixar você doente, e beber um monte de chocolate quente em um dia só pode fazer o mesmo, o ingrediente principal destes tão deliciosos alimentos, o cacau, é dito ser muito nutritivo para o cérebro. Os cientistas provaram que o conteúdo antioxidante encontrado em apenas duas ou três colheres de sopa de cacau em pó é muito mais forte do que os antioxidantes encontrados em outros alimentos, como o chá verde ou vinho tinto. O principal antioxidante encontrado no cacau, conhecido como flavonoides, é utilizado para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Enquanto o chocolate de leite normal, não tem flavonoides, você encontrará muita desta substância no chocolate escuro. E não é uma grande notícia saber que o chocolate é bom para o cérebro? Finalmente algumas notícias de saúde que todos nós podemos comer. Só não tente convencer seu cérebro, ele não vai acreditar em você.

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Adaptação / Tradução autorizada por TopTenz.net




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