Série TOP 10 #28 – Mulheres pioneiras da aviação

Mulheres pioneiras da aviação – Série TOP 10 #28

Depois de ler a autobiografia de Chuck Yeager, fiquei impressionado não só por seus feitos, mas por aqueles de um grande amigo e piloto do sexo feminino. Que constam da lista, ela foi uma verdadeira pioneira e aventureira em um momento em que as mulheres não eram bem-vindas em um campo dominado por homens. Abrangendo quase um século, essas mulheres devem ser lembradas por sua determinação, bem como suas habilidades como aviadoras.

10. Svetlana Savitskaya

Svetlana Savitskaya

A primeira mulher a caminhar no espaço, Svetlana Savitskaya nasceu 8 de agosto de 1948, em Moscou. Ela começou no paraquedismo bastante jovem, tendo feito 450 saltos e estabelecendo o recorde em queda livre de 14 km antes de seu aniversário de 18 anos. Frequentou o Instituto de Aviação de Moscou, e foi licenciada para voar em 20 aeronaves diferentes. Ela estabeleceu o recorde feminino de velocidade ao atingir 2,683 km/h em um MiG-21. Ela entrou para o programa espacial soviético, tornando-se um cosmonauta em 1980. Ela se tornou a segunda mulher no espaço, a bordo da Soyuz T-7, em seguida, foi duas vezes para a estação espacial Salyut 7. Na Salyut 7, foi a primeira mulher a participar de uma caminhada espacial, que teve duração de pouco mais de três horas e meia. Aposentou-se em 1993 a partir do programa espacial russo, tendo sido por duas vezes premiada com o título “Herói da União Soviética”.

9. WASPs / WAAFs

WASPs / WAAFs

O Serviço de Pilotos da Força Aérea Feminina dos Estados Unidos (WASPs) e a Força Aérea Auxiliar Feminina Britânica (WAAFs) foram criadas para empregar mulheres em funções que eram tradicionalmente ocupadas por homens. A WASPs treinou um total de 1.074 pilotos para levar os aviões das fábricas para as bases aéreas, liberando os pilotos do sexo masculino para o combate e outras funções militares. Elas também pilotavam aviões de carga e rebocavam aviões-alvo para prática de exercícios militares. Embora civis, elas foram treinadas para voar na maioria dos aviões militares que estavam em combate na Segunda Guerra Mundial. Tragicamente, 38 pilotos da WASP morreram durante o processo de capacitação ou acidentes em serviço ativo, apesar disso não receberam funerais militares. WAAFs, a Força Aérea Auxiliar Feminina Britânica foi composta por mais de 180 mil mulheres em seu pico. Mulheres da WAAF assumiam importantes papéis no Transporte Aéreo auxiliar, assim como muitos outros cargos não relacionados diretamente a pilotagem, incluindo manutenção de paraquedas, controle de tráfego e comunicação, bem como o direcionando de aviões na batalha defensiva da Grã-Bretanha.

8. Amy Johnson

Amy Johnson

Um piloto britânico, Amy Johnson ganhou sua licença de piloto e licença de mecânico de solo, em 1929. Ela começou a voar e a bater recordes por voos de longa distância pouco depois. Ela foi à primeira mulher a voar de Londres, Inglaterra, até a Austrália sozinha, a primeira (junto com Jack Humphries como copiloto) a voar de Londres a Moscou, e bateu recordes de velocidade voando para o Japão, Cidade do Cabo, e África do Sul. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela se juntou ao Transporte Aéreo Auxiliar (ATA), levava os aviões militares das fábricas e unidades de manutenção para as bases aéreas. Em 05 de janeiro de 1941, ela estava voando de RAF Prestwick em Ayrshire, a RAF Kidlington em Oxfordshire, quando foi forçada a abandonar seu avião no Estuário do Tamisa. Estava fora da rota e sem combustível quando foi encontrado pelo resgate. Tem havido várias controvérsias em torno de sua morte, incluindo a alegação de que ela foi vítima de um incidente provocado por fogo amigo, e a teoria de que ela estava em uma missão secreta, quando acabou caindo. Foi à primeira fatalidade da ATA na guerra, seu corpo nunca foi encontrado.

7. Sabiha Gokcen

Sabiha Gokcen

Sabiha Gokcen foi à primeira mulher turca a ganhar uma licença de piloto e a primeira mulher no mundo a voar um avião de combate. Ela aprendeu a voar em Turk Kusu, uma Escola de Aviação Civil turca, e depois recebeu treinamento avançado na Rússia. Ela voou bombardeiros para o Primeiro Regimento de Aeronaves Eskisehir, voou em missões de combate na rebelião Dersim em 1937. Em 1938, ela foi nomeada Instrutor Sênior da Escola de Aviação Kusu Turk, uma posição que ocupou até 1955. O Aeroporto Internacional Sabiha Gokcen em Istambul é dedicado a ela.

6. Harriet Quimby

Harriet Quimby

Harriet Quimby foi à primeira mulher a ganhar uma licença de piloto nos Estados Unidos, em agosto de 1911. Jornalista e roteirista, ela se tornou uma pequena celebridade e foi extremamente influente para outras mulheres nos primeiros dias da aviação. Sua carreira na aviação, apesar de breve, foi marcada por uma travessia do Chanel Inglês, a primeira mulher a fazê-la. Em 16 de abril de 1912, ela voou um monoplano 50 HP de Dover, Inglaterra, para Hardelot-Plage, Pas-de-Calais (França). Sua conquista foi ofuscada pela notícia do naufrágio do Titanic HMS do dia anterior. Em 01 de julho de 1912, ela acabou morrendo em um voo na cidade de Massachusetts. Quimby e seu passageiro caíram para a morte depois que o avião entrou em um mergulho íngreme, jogando ambos do avião.

5. Raymonde de Laroche

Raymonde de Laroche

Raymonde de Laroche foi à primeira mulher no mundo a ganhar uma licença de piloto. Ela foi premiada com a licença de número 36 pela Fédération Aéronautique Internationale, em 8 de março de 1910. Competindo na Coupe Femina, ela ganhou o prêmio em 1913 com um voo de mais de 4 horas. Ela estabeleceu dois recordes mundiais em 1919, o primeiro pelo voo mais longo feito por uma mulher, com a distância de 373 km, e o segundo por ter chego à altitude de 4800m. Em 18 de julho de 1919, ela acabou morrendo durante o voo em um avião experimental, quando caiu ao tentar pousar.

4. Helene Dutrieu

Helene Dutrieu

Helene Dutrieu foi audaciosa desde muito cedo. Ela começou a correr e realizar acrobacias em bicicletas, motocicletas e carros. Sua primeira tentativa de voar não foi bem sucedida, o avião acabou caindo logo na decolagem. Ela foi capaz de voar sozinha algum tempo depois, e ganhou sua licença de piloto do Aero Clube da Bélgica em 25 de novembro de 1910. Foi à quarta mulher no mundo, e a primeira mulher belga a ganhar a licença, ela rapidamente começou a bater recordes de altitude e distância. Ela foi à primeira mulher a voar por mais de uma hora, e uma das primeiras mulheres a voar com um passageiro. Em 1910, com um tempo de voo de 2 horas e 35 minutos, ela ganhou a Coupe Femina, uma competição que premiou com 2.000 francos a mulher com o maior tempo de voo ao final do ano. Por todas as suas realizações na aviação, ela foi premiada com o Légion d’honneur (Legião de Honra francesa).

3. Bessie Coleman

Bessie Coleman

Elizabeth “Bessie” Coleman, uma afro-americana, superou muitos desafios em seu caminho para se tornar a primeira mulher afro-americana a ganhar uma licença de piloto. Ela, porém, não pode tirar a licença de voo nos EUA, então ela aprendeu francês, e depois viajou a Paris para aprender a voar. Ela ganhou sua licença em 15 de junho de 1921, logo após voltou para os Estados Unidos e começou a realizar acrobacias e demonstrações em shows aéreos. Uma defensora da igualdade, ela lutou fortemente para derrubar as barreiras e a segregação racial, exigindo condições iguais para seus programas aéreos. Embora ela tenha morrido em um acidente de avião em 1926, sua vida é vista como um primeiro passo importante para romper as barreiras raciais e de gênero nos dias iniciais da aviação.

2. Amelia Earhart

Amelia Earhart

Nenhuma lista de mulheres pioneiras da aviação seria completa sem Amelia Earhart, um dos pilotos mais famosos de todos os tempos. Ela foi a 16 mulher a ganhar a licença de piloto, recebendo em 15 de maio de 1923. Ela se tornou a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico como passageiro, tornando-se uma celebridade no processo. Ela, então, estabeleceu um recorde como a primeira mulher a voar sobre a América do Norte e a primeira mulher a voar sozinha sem parar através do Atlântico. Como sua fama cresceu, ela começou a preparar outros recordes para a aviação, definindo seu objetivo final dar a volta ao mundo. Ela não seria a primeira pessoa a realizar tal feito, mas seu plano era fazer o caminho mais longo ao redor do globo. Sua primeira tentativa terminou quando o avião caiu na decolagem. Sua segunda tentativa terminou com um dos maiores mistérios do século 20. Voando de oeste para leste, ela começou sua viagem com um voo de Oakland, Califórnia, para Miami, Flórida. Em um dos trechos, talvez o mais difícil da viagem, o avião desapareceu sobre as proximidades da Ilha Howland, no Pacífico. Muitas teorias e controvérsias cercam seu desaparecimento.

1. Jacqueline Cochran

Jacqueline Cochran

Jacqueline Cochran, a inspiração para esta lista, ganhou sua licença de piloto em 1932. Um piloto natural, ela usou pela primeira vez sua paixão por voar para promover “Wings”, a sua própria linha de cosméticos. Em 1934, ela começou a correr e foi à primeira mulher a voar na Corrida Bendix, ganhando a competição em 1937. O trajeto ia de Los Angeles, Califórnia até Cleveland, Ohio, ela recebeu US$ 9000 em dinheiro como prêmio. Antes do envolvimento dos EUA na Segunda Guerra Mundial, ela propôs um programa para permitir que os pilotos mulheres exercessem funções de não combatentes, semelhante à Força Aérea Auxiliar de Transporte Britânica (ATA). Esta proposta iria leva-la a se tornar a diretora da WASPs. Ela foi premiada com a Medalha de Serviços Distintos e a Distinguished Flying Cross. Uma amiga ao longo da vida de Chuck Yeager, ela foi à primeira mulher a quebrar a barreira do som, ao lado de Yeager em um avião de caça. Ela passou a definir recordes de velocidade, altitude e distância mais do que qualquer outro piloto, homens ou mulheres, mantendo-os até a sua morte em 1980. Nenhuma outra mulher, e muito poucos homens foram tão influentes para a era da aviação moderna.

This list provided by ListVerse.com

Adaptação / Tradução autorizada por ListVerse.com




4 comentários

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  1. Paulão da Oficina

    Ahhhhhhhhhhhhhhhh fala sério!!! Mulher não sabe nem dirigir automóvel, que dirá pilotar aviões… Mulher tem que pilotar é fogão!!!

  2. Luiz Antonio Rodrigues

    A maior piloto brasileira, foi sem dúvida Ada Rogato, que SEMPRE efetuou seus raids, SOZINHA!

    Viajou com um Cessna 140 entre o Alaska e a Terra do Fogo, além de ter sobrevoado toda a Floresta Amazônica, numa época em que o “Inferno Verde” era evitado por todos!

    Foi a primeira brevetada em planadores no país, primeira paraquedista, primeira piloto agrícola e primeira mulher a ultrapassar a Cordilheira dos Andes com avião de pequeno porte e a pousar no aeroporto localizado no ponto mais alto do mundo, El Alto, na Bolívia!

    Tem uma história de primeiras realizações que orgulham a aviação brasileira!

    Não deixe de ler: Ada, mulher, pioneira, aviadora, de Lucita Briza (C&R Editorial)


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