Alimentos que Ajudam a Reduzir o Câncer de Próstata

Alimentos que Ajudam a Reduzir o Câncer de Próstata

Uma dieta rica em frutas, vegetais, e gorduras saudáveis é ótima não apenas para o coração, mas também para a próstata. Abaixo segue uma lista com alguns alimentos que são excelentes para ajudar a manter a saúde da próstata.

5. Brócolis

Brócolis

Brócolis

Leia Também:

5 Hábitos Diários que Podem Não Fazer tão Bem como Dizem

5 Maneiras de Reduzir Drasticamente o Risco de AVC

5 Ótimas Razões para Parar de Comer Cachorro Quente

Conheça 6 Benefícios da Fruta Goji Berry para a Saúde

5 Hábitos Ruins que Podem Destruir seu Coração

Brócolis contêm altas quantidades de sulforafano e fitonutrientes, ambos com propriedades anticancerígenas. Um importante estudo descobriu que o indole carbinol (substância presente nos brócolis) suprimi o crescimento de células cancerígenas na próstata e inibi a produção de antígeno específico nela.

Os cientistas descobriram que comer brócolis mais que uma vez por semana pode reduzir a probabilidade do desenvolvimento da fase III e IV do câncer de próstata em 40%. Porém se o vegetal for cozido por mais de cinco minutos, as suas capacidades anticancerígenas desaparecem. Antes de cozinhar, corte as flores em pedaços e deixe-as descansar por cerca de 5 minutos. Isso permite que os elementos da prevenção do câncer se formem antes de cozinhar, porque o calor desnatura a enzima, fazendo com que o alimento perca sua propriedade. Para aumentar o valor saudável dos brócolis, adicione azeite virgem, alho e pimenta caiena.


4. Chá verde

Chá verde

Chá verde

Os poderes do chá verde são atribuídos aos compostos antioxidantes chamados catequinas, que são excelentes para eliminar determinados vírus e bactérias, aumentando a imunidade e combatendo o câncer de próstata. Pesquisas mostraram também que os polifenóis do chá verde ajudam a reduzir significativamente os níveis de biomarcadores para esse tipo de câncer.

As catequinas do chá verde também podem ajudar os homens que apresentam lesões pré-cancerosas na próstata, ajudando a reparar o DNA danificado. Estudos mostram também que homens que bebem pelo menos três xícaras de chá verde por dia têm o risco reduzido de ter problemas na próstata.


3. Cogumelos

Cogumelos

Cogumelos

Cogumelos asiáticos contêm lentinano, um tipo de betaglucano que demonstrou ter propriedades anticancerígenas, e um potente antioxidante chamado ergotioneina. Estas substâncias atuam como protetoras das células de todo o corpo, incluindo a próstata. Uma pesquisa descobriu recentemente que a ergotioneina fornece proteção para as células danificadas por toxinas e outras substâncias maléficas.


2. Salmão

Salmão

Salmão

Ácidos graxos ômega 3 são extremamente importantes para apoiar a saúde da próstata. Uma forma interessante de consumir esses nutrientes é através do salmão. Estudos descobriram que os ácidos graxos ômega 3 encontrados em peixes retardam o desenvolvimento do câncer em homens que já têm o problema. Os resultados do estudo apontaram que comer salmão pelo menos uma vez por semana pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata, mesmo que a pessoa seja geneticamente predisposta a tê-lo.


1. Tomates

Tomates

Tomates

Os tomates são uma fonte de licopeno, que é um potente antioxidante que provou, em estudos, ter propriedades que melhoram a saúde da próstata. Essa potência aumenta ainda mais quando os tomates são processados. Assim, alimentos como pasta, sopa, molho ou suco de tomate oferecem ótima proteção antioxidante para a próstata. Pesquisadores apontam que apenas uma porção de produto a base de tomate todos os dias pode proteger os homens contra os danos no DNA que acabam com o passar do tempo se transformando em câncer de próstata.




Não há comentários

Adicione o seu