Alimentos para Manter os Olhos Saudáveis e Melhorar a Visão

Alimentos para Manter os Olhos Saudáveis e Melhorar a Visão

Manter-se saudável, obviamente, significa manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida ativo. Isso geralmente refere-se a um coração saudável, ossos fortes, alimentação saudável, e um corpo magro. Mas manter-se saudável significa também cuidar da visão, nosso órgão ativo mais importante. Afinal, para ver bem também são necessários olhos saudáveis e, certamente, depois de atingir certa idade, muitas pessoas desenvolvem problemas de visão. Doenças como a catarata, olhos secos ou outras doenças oculares podem ser evitadas seguindo orientações de alimentação simples e, fundamentalmente, “de olho” em alimentos saudáveis. Aqui está uma pequena lista com alguns dos melhores alimentos para manter os olhos saudáveis e a visão em perfeito funcionamento:

5. Cenouras

Cenouras

Cenouras

Leia Também:

Formas Surpreendentes de Utilizar o Repolho

Motivos pelos quais o Mountain Bike é Ótimo para Sua Saúde

5 Hábitos Ruins que Podem Destruir seu Coração

Os 5 Piores Lugares para Fazer Tatuagens

Maneiras Surpreendentes de Utilizar Aveia

Estes vegetais de cor laranja são ricos em beta caroteno (caroteno na verdade vem de cenouras, daí o nome) e antioxidantes para ajudar a combater doenças degenerativas dos olhos como catarata e doenças maculares.

As cenouras são fáceis de adicionar a qualquer prato, mas se você não gosta delas na forma sólida, o suco de cenoura fica sendo uma ótima opção. Afinal, a maioria dos suplementos alimentares tem o suco de cenoura como ingrediente principal. A cenoura também pode ser um excelente ingrediente para sopas, ensopados ou qualquer outro molho. Você ainda pode aproveitá-la em saladas e em muitos outros pratos que a sua mente for capaz de imaginar e criar.


4. Pimentões

Pimentões

Pimentões

Os pimentões são excelentes fontes de vitamina C, um elemento crucial para manter uma visão saudável. Além disso, eles são ricos em antioxidantes e outras vitaminas que irão proteger seus olhos.

Eles podem ser consumidos frescos em saladas, molhos e sanduíches, cozido em ensopados, ou servido como acompanhamento para carnes. Os pimentões, além de saudáveis, também podem adicionar cor e textura a um prato. Cozido no vapor, assado, em sopas, ou da forma que você preferir, o pimentão é um ótimo aliado quando o assunto é saúde da visão.


3. Carnes de aves – peru, frango ou de avestruz

Carnes de aves - peru, frango ou de avestruz

Carnes de aves – peru, frango ou de avestruz

A carne de ave é uma opção magra e saudável para substituir a tradicional vermelha (bovina, de porco ou ovelha), na maioria das vezes gorda e que você costuma ver em diversos pratos.

Apesar de carne de avestruz ser difícil de encontrar no comércio, ela é rica em zinco, potássio, proteínas e ferro, que são elementos-chave para ter uma excelente visão. O zinco é um mineral essencial encontrado na retina que ajuda na produção de enzimas, e que está relacionado de forma significativa com a saúde dos olhos. Além disso, o ferro ajuda a combater a degeneração ocular, e manter os olhos saudáveis mesmo durante a velhice.

O peru e o frango também têm quantidades elevadas de zinco, mas com uma vantagem, também estão repletos de diversos tipos de vitaminas, como a vitamina B, a niacina e vitamina E. Estas são essenciais no combate à catarata e outras doenças oculares debilitantes.

Estes tipos de carnes são incrivelmente versáteis, sendo um ingrediente básico para muitos pratos. Você pode comê-las com pimentão, sopas, ensopados e saladas.


2. Espinafre

Espinafre

Espinafre

O espinafre contém quase todas as vitaminas conhecidas, mas os principais componentes são a vitamina C, luteína, zeaxantina e beta caroteno. Além disso, o espinafre tem uma alta concentração de antioxidantes que ajudam a combater a degeneração macular. A zeaxantina e a luteína aumentam a densidade do pigmento na área da mácula, que atua como um filtro solar natural para os olhos, que absorvem de 40 a 90 por cento dos raios perigosos da luz. O espinafre pode ser comido cozido, em saladas ou como um molho para macarrão.


1. Batata-doce

Batata-doce

Batata-doce

Aí vem outro alimento com alta concentração de beta caroteno. A polpa de cor alaranjada é carregada com este elemento importante. Elas podem ser cozidas, fritas ou mesmo um purê de batatas. O sabor doce é delicioso.




Não há comentários

Adicione o seu