5 Exercícios para Fazer quando se Está com Dor

5 Exercícios para Fazer quando se Está com Dor

Quando você está com dor, a última coisa que você quer fazer é exercício. Mas as pessoas com algum tipo de dor, sob diferentes condições, são mais propensas a manter os sintomas sob controle se exercitando pelo menos por alguns minutos todos os dias. Aqui estão alguns tipos de exercícios que podem ajudá-lo a mover-se e sentir-se melhor.

Vá com calma

Quando você está no meio de uma crise de dor, você obviamente não quer fazer nada que irá aumentar a inflamação. Geralmente, os médicos recomendam continuar com todos os exercícios que você pode, substituindo um ou outro movimento que possa gerar um aumento da inflamação. Por outro lado, você também pode se concentrar em uma área do seu corpo onde não há dor. Em alguns casos, é conveniente suspender os exercícios por um curto período de tempo, mas não por muito, pois pode tornar-se um círculo vicioso, levando a rigidez e fraqueza nas articulações.

5. Natação

Natação

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Se você possui dores nas articulações, entrar na água pode ser uma boa maneira de se movimentar sem maiores problemas. A água ajuda a reduzir o impacto do peso sob o corpo. A natação também é excelente para os membros superiores, uma vez que ajuda a manter os cotovelos flexíveis. Os treinamentos podem ser aeróbicos, de distância, ou mesmo a pé na piscina. Um estudo de 2011 constatou que exercícios aquáticos trazem benefícios no alívio de diversos tipos de dor, incluindo a artrite reumatoide, mialgia, dores nas costas e osteoartrite.


4. Ciclismo

Ciclismo

Ciclismo

Não importa se você pedala em casa, na sua bicicleta ergométrica ou anda ao ar livre, andar de bicicleta proporciona não só o benefício da perda de peso, mas também ajuda a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Pessoas com artrite de joelhos têm alguma dificuldade com bicicleta, por isso não deixe de verificar se o selim (banco) está na altura certa – é realmente importante, isso faz toda a diferença entre amar ou odiar pedalar. Nesta situação, uma bicicleta reclinada é sua melhor escolha. É bom porque os bancos são anatômicos e ajudam a apoiar a sua coluna.


3. Levantamento de peso

Levantamento de peso

Levantamento de peso

O levantamento de peso parece ser útil para aqueles que estão com dor, incluindo as pessoas com artrite reumatoide, mas este tipo de exercício precisa ser praticado com moderação. Pense no levantamento de peso como se fosse uma vitamina diária. Quando você é jovem, você quer olhar no espelho e ver músculos grandes. Conforme você envelhece, precisa passar a olhar para o exercício como um tipo de medicamento.


2. Caminhada

Caminhada

Caminhada

Andar a pé pode ser difícil se você tem problemas nos joelhos ou dores nos pés, mas se você pode andar, este tipo de exercício irá fortalecer os músculos ao redor do joelho e ajudar a proteger a articulação. Se os músculos da coxa e quadríceps estão em boas condições, o peso nas pernas é desviado para longe dos seus joelhos. Se o músculo está em mau estado, não será possível absorver o choque, ocasionará a inflamação das articulações. Apenas andar do seu carro até a porta da frente da sua casa pode não ser suficiente para colher os benefícios deste exercício em particular, sendo improvável também que você obtenha qualquer benefício cardiovascular.


1. Corrida

Corrida

Corrida

Atividades de alto impacto como a corrida pode ser difícil com dores nas articulações, não apenas para aqueles que sofrem de dor crônica. Se o seu fisioterapeuta decide que isso é um treino adequado para você, procure reduzir o estresse sobre as articulações, utilizando calçados esportivos especiais, aqueles que têm cinco dedos em forma de luva. Eles oferecem muito mais segurança para os joelhos e outras articulações.

O lado bom de atividades aeróbicas como natação, ciclismo e corrida é que com o tempo eles vão aumentar o fluxo de sangue por todo o corpo. A melhora na circulação diminui as citocinas, moléculas que estão sujeitas a inflamação.




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