Motivos pelos quais o Mountain Bike é Ótimo para Sua Saúde

Motivos pelos quais o Mountain Bike é Ótimo para Sua Saúde

Se você perguntar para qualquer mountain biker por que eles fazem isso provavelmente você irá ouvir: “porque é divertido”. Minha resposta instintiva quando as pessoas questionam o meu esporte favorito não é diferente. Mas deveria ser. Crianças, jovens, adultos, pessoas de idade e até mesmo lendas do ciclismo de estrada têm caído de amores pelo mountain bike. E há um motivo para isso, além de ser divertido, o mountain bike oferece uma infinidade de benefícios físicos, emocionais e sociais para aqueles que o praticam. Então pegue sua bike e procure a trilha mais próxima, porque você não tem desculpa para não se juntar a milhões de outros adeptos deste fantástico esporte.

5. Diminui a probabilidade de doenças

Diminui a probabilidade de doenças

Diminui a probabilidade de doenças

Leia Também:

5 Exercícios para Fazer quando se Está com Dor

5 Razões pelas quais Você Não Está Perdendo Gordura da Barriga

5 Razões Pelas Quais Você Deve Incluir Frango Em Sua Dieta

5 Alimentos que Irão Aumentar a Sua Energia e Torná-lo mais Ativo

5 Mitos sobre Como Obter uma Barriga Lisa e Definida

Embora você possa sofrer alguns solavancos e contusões ao longo do caminho, o mountain bike ajuda mais do que prejudica. De acordo com estudos realizados, três horas de ciclismo por semana diminui em 50% a chance de ter doença cardíaca ou sofrer um acidente vascular cerebral. Outro estudo realizado pala European Journal of Epidemiology descobriu que mulheres que pedalam mais de 30 minutos por dia apresentam redução do risco de ter câncer de mama. Além disso, os adolescentes que pedalam estão 48% menos propensos a estarem acima do peso na idade adulta.


4. Mantém seu coração saudável

Mantém seu coração saudável

Mantém seu coração saudável

Especialistas e os centros de controle e prevenção de doenças recomendam que os adultos façam pelo menos duas horas e meia de atividade física de intensidade moderada por semana. Este tipo de exercício deve ser rigoroso o suficiente para uma pessoa suar e aumentar a sua frequência cardíaca. Nem preciso dizer aqui que o mountain bike se encaixa perfeitamente nestas recomendações – e com muita sobra.


3. Menos impacto sobre as articulações

Menos impacto sobre as articulações

Menos impacto sobre as articulações

O mountain bike demonstra ser uma ótima alternativa para o número crescente de pessoas mais velhas, que podem estar sofrendo de lesões no joelho depois de anos de praticando esportes de alto impacto, como a corrida. O esporte oferece benefícios cardiovasculares semelhantes à corrida, mas sem o impacto sobre as articulações.


2. Diminui o stress

Diminui o stress

Diminui o stress

Além do mountain bike oferecer uma infinidade de benefícios físicos, o esporte também desempenha um papel importante no bem-estar emocional dos praticantes. De acordo com um estudo realizado em 2007 pela Universidade Estadual de Kent, atividades ao ar livre diminuem o stress, aumentam a autoestima e proporcionam às pessoas um sentimento de desafio e aventura.


1. Deixa você feliz

Deixa você feliz

Deixa você feliz

Um estudo constatou que o exercício ajuda a evitar a depressão através da liberação de endorfinas (substâncias químicas do cérebro que provocam uma sensação eufórica). A atividade física também diminui os níveis de substâncias do sistema imunológico que fazem piorar a depressão. É por isso que você costuma terminar uma viagem mais feliz do que você começou. A menos, claro, que você esteja despreparado para enfrentar a trilha.

Além de tudo isso, esse maravilhoso esporte também oferece uma fuga temporária da realidade. O exercício em geral ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor. O mountain bike funciona como uma distração e ajuda os ciclistas a esvaziar temporariamente a mente, e se ver livre de quaisquer preocupações. Esta fuga da realidade quebra o ciclo de pensamentos negativos que contribuem para a ansiedade.




Não há comentários

Adicione o seu