Razões pelas quais Seu Metabolismo é Lento e Você Ganha Peso

Razões pelas quais Seu Metabolismo é Lento e Você Ganha Peso

Seu metabolismo é como um caracol? Você culpa o funcionamento lento do metabolismo pelo seu ganho de peso? Metabolismo é o processo no qual o corpo converte o que você come e bebe em energia. Mesmo quando você está descansando, seu corpo precisa de energia para a respiração, circulação sanguínea e reparação de células. O número de calorias que seu corpo está usando para essas funções básicas é conhecido como a sua taxa metabólica basal. Alguns fatores determinam a sua taxa metabólica basal:

1. Tamanho e a composição do corpo – as pessoas com excesso de peso e maior quantidade de massa muscular queimam mais calorias, mesmo durante o descanso, por isso elas são mais propensas a ter uma taxa metabólica mais rápida que os demais indivíduos.

2. Sexo – homens, geralmente, têm menos gordura corporal e mais massa muscular do que mulheres da mesma idade, por esse motivo queimam mais calorias.

3. Idade – quando você envelhece, sua massa muscular diminui. Isso reduz a taxa e a velocidade de queima de calorias.

Enquanto muitas pessoas acreditam que seus quilos extras são adquiridos enquanto o metabolismo não está ativo, na maioria dos casos o problema surge devido ao consumo desproporcional de calorias em relação à quantidade de calorias queimadas. Mesmo aquelas pessoas que se exercitam regularmente costumam compensar sua atividade física com excessos na alimentação. Isso acontece porque muitos esportistas erram na hora de calcular o consumo correto de calorias durante o exercício. No entanto, em alguns casos, uma baixa taxa metabólica pode desempenhar um papel importante no aumento de peso. Vamos ver a seguir as causas mais comuns para as pessoas terem um metabolismo lento.

5. Genética

Genética

Genética

Leia Também:

5 Incríveis Utilidades do Chocolate

Alimentos para Dormir Melhor à Noite

5 Aplicações Incríveis do Óleo de Coco

As Melhores Fontes Vegetais de Proteína

5 Alimentos que irão Deixar Você mais Forte

A primeira razão de um metabolismo lento é aquele que não pode ser controlado diretamente – a genética. Algumas pessoas são abençoadas com um metabolismo rápido, mas isso não significa que a genética sempre é o motivo. Um programa regular de exercícios que inclui tanto a atividade aeróbica quanto exercícios de resistência para construir a massa magra do corpo podem contribuir, e muito, para acelerar um metabolismo lento.


4. Idade

Idade

Idade

Sabe-se que a massa muscular magra queima mais calorias do que o tecido adiposo. Quando você tem uma maior percentagem de massa muscular, seu metabolismo é mais rápido. Ao ficarmos mais velhos, o percentual de massa muscular magra naturalmente diminui, e isso desacelera o metabolismo. O exercício físico é importante em qualquer faixa etária, mas é especialmente importante para os adultos após os 25 anos de idade.


3. Estilo de vida

Estilo de vida

Estilo de vida

Fatores como estilo de vida podem ser a causa de um metabolismo lento. Alguns medicamentos, em particular aqueles que são usados para tratar a depressão, podem fazer com que o metabolismo fique mais lento. O mesmo pode acontecer quando deixamos de comer corretamente, ou ficamos em jejum. Se você pular uma refeição, seu corpo entra em um modo de sobrevivência ou de repouso. Quando neste estado, seu corpo responde à ausência de comida retardando o metabolismo, em um esforço para armazenar calorias. Isto leva a uma diminuição da taxa metabólica e, provavelmente, ao aumento de peso. Para evitar que o corpo entre neste modo, e também manter o seu metabolismo funcionando de forma efetiva, coma pequenas refeições ou um lanche a cada duas a três horas.


2. Comer muitas calorias

Comer muitas calorias

Comer muitas calorias

Quando as pessoas ingerem mais calorias do que queimam, acabam tendo um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Os tecidos não conseguem assimilar a glicose parcialmente dividida. Acumula-se nas células e provoca a desaceleração do metabolismo.

Mas existem alguns hábitos de vida difíceis de serem mudados, e acontecimentos naturais que você não pode controlar, como por exemplo, o envelhecimento, que pode trazer consigo a desaceleração do metabolismo. Outro fator responsável pela diminuição da taxa metabólica é geralmente resultado de um distúrbio hormonal subjacente.


1. Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing

Uma doença que se desenvolve quando os tecidos são expostos ao cortisol – um hormônio responsável pela manutenção do metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras – por um período de tempo prolongado. Esta exposição prolongada retarda o metabolismo, o que pode resultar em obesidade, aumento da gordura ao redor do pescoço e rosto arredondado.




Não há comentários

Adicione o seu