Suco de Fruta vs. Fruta Inteira – Qual a Melhor Opção?

Suco de Fruta vs. Fruta Inteira – Qual a Melhor Opção?

Você já deve ter notado que diversos sites possuem artigos e listas falando sobre – e também apontando – quais são as frutas mais saudáveis ​​do mundo, mas como devem ter percebido os sucos de frutas raramente são mencionados como uma boa forma de alimentação saudável. A razão para isso é simples: independentemente do fruto e do método utilizado para a produção de suco, a coleta de nutrientes mais intacta e diversificada possível vem através das frutas consumidas inteiras.

5. Os benefícios da casca

Os benefícios da casca

Os benefícios da casca

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As cascas de ​​frutas saudáveis como amoras, maçãs, figos, damascos, peras, uvas, ameixas, framboesas, uvas passas e morangos são responsáveis por uma parte importante da atividade biológica na vida da fruta. A casca é o local onde a fruta interage com a luz, e forma uma grande variedade de pigmentos de cor que absorvem diferentes comprimentos de onda de luz.

Estes pigmentos, incluindo flavonoides e os carotenoides, são amplamente pesquisados por serem nutrientes que protegem o alimento e a nossa saúde. As cascas de frutas inteiras, como uvas, tem capacidade de fornecer proteção contra raios ultravioleta e também ajudar a diminuir o risco de câncer. Infelizmente, quando os frutos são espremidos, nem sempre é possível desfrutar da casca. Isso se deve principalmente ao fato de que em muitos processos, para a extração do suco, é retirada a casca, não permitindo assim que os benefícios desta parte da fruta façam parte do suco.


4. Os benefícios da polpa

Os benefícios da polpa

Os benefícios da polpa

Além da casca, que é a principal fonte de fibra, a parte da polpa da fruta também contém fibras e outros nutrientes. O suco de laranja é um bom exemplo dos benefícios à saúde da polpa. A parte branca da laranja é fonte importante de seus flavonoides. Os componentes de cores suculentas da laranja contêm a maior parte da sua vitamina C. No corpo, a vitamina C e os flavonoides trabalham juntos para oferecer melhor suporte à saúde.

Se a parte branca da laranja for removida durante a produção do suco, os flavonoides serão perdidos. Esta perda é uma das muitas razões pelas quais você deve consumir todas as partes da laranja, mesmo que você só acabe comendo um pouco da parte branca. Apesar de muitos produtos industrializados afirmarem em seus rótulos que é adicionado polpa, muitos utilizam substâncias artificiais, e é muito pouco provável que ela seja adicionada na mesma quantidade que foi removida.


3. Suco reduz o teor de fibra

Suco reduz o teor de fibra

Suco reduz o teor de fibra

Sabe quanta fibra é perdida na conversão de toda fruta para o suco de fruta? Um copo de suco de maçã com polpa removida contém praticamente zero quantidade de fibras. Para criar um copo de 240 ml de suco, são necessárias cerca de quatro maçãs. Elas contêm de cerca de 12-15 gramas de fibras no total. Praticamente todas estas quinze gramas são perdidas na produção do suco. Estas 15 gramas de fibras perdida, se adicionadas de volta ao suco, dobraria a média de ingestão diária de fibras.


2. O suco é insalubre?

O suco é insalubre?

O suco é insalubre?

A resposta depende de que tipo alimento ele substitui e como ele é consumido. Um suco que teve suas fibras e seus nutrientes retirados é, basicamente, apenas fonte de açúcar que não oferece nenhum apoio para ajudar a digerir e metabolizar. Os níveis de açúcar no sangue aumentam mais rapidamente ao consumirmos suco de fruta, sem contar que a quantidade de açúcar encontrado no suco é maior do que o nível encontrado na fruta. Além disso, muitos sucos de frutas vendidos em supermercados contêm apenas uma pequena porcentagem de suco natural, e são carregados de adoçantes. Como resultado, é fácil consumir uma grande quantidade de calorias sem obter qualquer benefício nutritivo real quando você ingere essas bebidas. Certifique-se de ler os rótulos cuidadosamente.


1. Suco de frutas vs. refrigerante

Suco de frutas vs. refrigerante

Suco de frutas vs. refrigerante

Se o suco de fruta é a sua única opção para substituir os refrigerantes, os especialistas estão todos a favor da bebida natural. Se as frutas são espremidas junto com legumes, a polpa é retida e o suco permite o aumento da ingestão de substâncias vegetais consideravelmente. No entanto, na maioria dos casos, a troca do consumo das frutas inteiras pelo suco pode ser feita apenas se você está em perfeitas condições de saúde – justamente pelos motivos explicados acima.




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